Planos de saúde crescem pela 1ª vez na pandemia

O número de usuários de planos de saúde em agosto foi de 46,9 milhões, o que representa um aumento de 77,4 mil em relação a julho. É o primeiro mês desde o início da pandemia que há registro de crescimento na base de pessoas com convênio médico, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Houve crescimento em todas as modalidades (empresarial, adesão e individual).

No mercado de planos odontológicos, também houve aumento. Em agosto, havia 25,8 milhões de usuários, um incremento de 419,1 mil pessoas quando comparado a julho. Em março, quando começou a pandemia, o setor contava com 25,9 milhões de usuários.

Os Estados que tiveram aumento na base de planos de saúde foram: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins, além do Distrito Federal. O Estado de São Paulo, a maior praça com usuários de convênio médico, perdeu 100 mil usuários entre julho e agosto. São Paulo detinha 17 milhões de pessoas com o benefício. A ANS destaca que os números podem sofrer alteração devido às revisões retroativas realizadas pelas operadoras de planos de saúde.

Fonte: Fenacor.