Novembro Azul: Mês de Combate ao Câncer de Próstata

O Novembro Azul é um movimento mundial que se consolidou em 2003, e seu objetivo é que os homens possam ficar atentos à prevenção e o diagnóstico precoce de doenças e aos cuidados com a saúde, com destaque na prevenção do câncer de próstata. É o tipo de câncer mais comum entre os homens. Para a saúde do homem, outras áreas também recebem atenção especial como câncer de pênis, câncer de testículo, a andropausa e as doenças sexualmente transmissíveis.
Existem dois exames iniciais importantes para o diagnóstico precoce da doença: o exame de sangue (PSA), e o exame de toque retal. Homens acima de 45 anos por mais que aparentam estar saudáveis, ou que possuam fatores de risco - como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), afrodescendentes pois sofrem maior incidência deste tipo de câncer, e obesidade - devem procurar todo ano o urologista para fazer exame de sangue e próstata, tratando precocemente.
Sintomas:
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma e quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata:
- Dificuldade de urinar
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Sangue na urina
Em sua fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Prevenção:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Porém hábitos saudáveis são recomendados para a prevenção do mesmo:
- Alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
- Diminuir a ingestão de gordura;
- Fazer atividades físicas por pelo menos 30 minutos ao dia
- Manter o peso adequado à sua altura;
- Diminuir o consumo de álcool;
- Não fumar;
- Consultar o seu médico e fazer o check-up regularmente.
Cuidar de si mesmo também é sua missão. Câncer de próstata é coisa séria. Previna-se e faça o diagnóstico precoce. O SindsegSC participa desta luta.
Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras.