Cinco seguradoras trocam de comando e anunciam novos presidentes

Em linhas gerais, essas mudanças não chegam a traduzir uma guinada expressiva na forma da condução dos negócios. Mas, de certa forma, sinalizam um importante movimento de renovação no setor diante dos desafios que são esperados para a retomada do mercado de seguros no pós-pandemia.

SULAMÉRICA. Entre as novidades, consta a indicação do executivo Ricardo Bottas, vice-presidente de Controle e Relações com Investidores da SulAmérica para a posição de presidente da companhia, após o término do mandato do atual ocupante do cargo, Gabriel Portella, no dia 29 de março. “Iniciamos 2021 com a transição da presidência da Companhia, em um processo consistente e organizado e que garantirá a continuidade de nossas operações buscando acelerar ainda mais a execução da estratégia definida pelo Conselho de Administração”, afirma Portella.

Segundo comunicado divulgado pela SulAmérica, o processo de transição será conduzido pelo próprio Gabriel Portella com a supervisão do Conselho de Administração.

Ricardo Bottas está na SulAmérica há mais de 5 anos. Foi diretor Financeiro e, desde 2017, ocupa o posto de vice-presidente. Bottas é administrador de empresas com especialização em finanças corporativas, com mais de 23 anos de experiência em companhias abertas nas indústrias de seguros, energia elétrica, petróleo e gás e em firmas de auditoria.

SOMPO. Outro anúncio importante foi a indicação, no final do ano passado, deAlfredo Lalia Neto para o cargo de CEO da Sompo Seguros no Brasil. Ele assumiu o comando da seguradora no dia 04 de janeiro, prometendo se empenhar para contribuir com o futuro da Sompo Seguros. “A reconhecida cultura de inovação da empresa e colaboradores engajados fazem da companhia uma organização única e bem posicionada no mercado brasileiro. Estou ansioso para iniciar o trabalho com a equipe da Sompo Seguros, para que possamos impulsionar um crescimento sustentável e lucrativo juntos”, frisou o executivo, logo após ser indicado para o posto.

Alfredo Lalia Neto chega à Sompo Seguros após mais de 27 anos de experiência no setor de seguros. Nesse período, ele ocupou diferentes cargos de liderança em outras seguradoras do mercado.  

MAPFRE. A Mapfre Brasil também anunciou um novo CEO. Trata-se de Felipe Nascimento, executivo que atua há mais de 15 anos na companhia, e que assume, agora, a liderança das áreas de Operações e Comercial, além das equipes técnicas de seguros – que incluem os segmentos de Automóveis, Seguros Gerais, Grandes Riscos e Vida.

O executivo está retornando ao Brasil após seis anos de experiência internacional, tendo atuado como diretor Corporativo de Tecnologia e Processos da Mapfre na Espanha.

Nascimento tem como missão dar continuidade às ações de expansão da Mapfre no mercado nacional, apoiando a ampliação da cultura de seguros no País. “Assumo a liderança de uma companhia sólida, com grande potencial de crescimento local. O Brasil é um mercado estratégico para a Mapfre e estou muito grato pela oportunidade que me concederam. Também me sinto desafiado a disseminar no País um melhor entendimento sobre a função socioeconômica do seguro”, afirma o executivo.  

Luis Gutiérrez, que ocupava o cargo desde 2017, volta à Espanha para assumir a Diretoria Geral da Territorial Noroeste no País.

ARGO. Já a Argo Seguros comunicou o desligamento de seu CEO, Newton Queiroz. O cargo fica, agora, sob a responsabilidade de Bruno Pereira, Chief Financial Officer (CFO), que já é responsável por finanças, planejamento e controle, fiscal, atuarial e operações.

Bruno Pereira é engenheiro, tem 45 anos, e iniciou a sua carreira como auditor na Arthur Andersen e Deloitte atendendo grandes seguradoras no Brasil. Ele passou por todas as áreas de finanças de grupos seguradores multinacionais. Há seis anos é CFO e iniciou sua carreira na Argo Seguros em agosto de 2019. “O Grupo Argo reforçou que a estratégia para o Brasil não muda, assim como os investimentos previstos para os próximos anos. Tudo o que foi planejado em termos de crescimento e expansão será mantido e intensificado, ou seja, portfólio, canais e parcerias”, revela Bruno Pereira.

SURA: A seguradora Sura igualmente formalizou, através de comunicado ao mercado de seguros, que o colombiano Jorge Andrés Mejía foi aprovado pelo Conselho de Administração da Seguros para ser o novo presidente da companhia. O executivo está há 26 anos na Suramericana e atuava como CEO da Sura Panamá há quatro anos.

Graduado em Engenharia Elétrica, com mestrado de Direção de Empresas, Mejía atuou como Gerente Regional Centro da Aseguradora de Riesgos Laborales ARL SURA e Gerente da Regional Centro de Seguros SURA, entre outros cargos, na Sura Colômbia. 

Além disso, foi anunciado que o novo vice-presidente Financeiro da companhia passa a ser Daniel Betancur. Colombiano, fluente em espanhol, português e inglês, Betancur é engenheiro Mecatrônico da Escuela de Ingeniería de Antioquia. Há nove anos iniciou sua carreira na seguradora como Analista de Riscos, posteriormente exerceu o cargo de Especialista de Riscos e atualmente ocupa o cargo de Director de Finanças Corporativas de Suramericana.

Os executivos já assumiram seus cargos em dezembro.


Fonte: CQCS