Joinville é a 3ª cidade mais rica do Sul


Setores de serviços e indústria são responsáveis pelo desempenho do PIB catarinense

Em levantamento realizado a cada dois anos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado no fim de dezembro com dados referentes à 2018, Joinville se destacou como a líder do PIB (Produto Interno Bruto) em Santa Catarina e a terceira cidade da região Sul que mais gerou riquezas naquele ano. O município está entre as dez cidades mais ricas do país. Em comparação com os dados anteriores, de 2016, Joinville teve alta de pouco mais de 22% no PIB, passando de R$ 25,2 bilhões para R$ 30,7 bilhões.

Os setores de serviços e indústria são responsáveis pelo desempenho do PIB catarinense. Na cidade, está instalado o maior parque empresarial multissetorial da América Latina, com 240 empresas de diversos segmentos instaladas, como a Veel Trade, que atua em toda a cadeia de comércio exterior e logística. “Estamos instalados no maior parque multisetorial latino-americano e vemos o quanto a economia de Joinville é forte, pungente e importante para o setor no país, além de ser referência na questão logística e com grande poder de atração para o comércio exterior, já que está muito próxima dos portos de Itapoá, São Francisco do Sul e o complexo de Itajaí”, fala o gerente da Unidade de Negócios da Veel Trade, Raffael Vendruscolo do Prado. 

PIB 2021 e Comércio Exterior

A previsão de crescimento do PIB em 2021, entre 2,5% e 4% deve levar ao aumento do consumo das famílias e do governo, o que contribui para as importações.

As perspectivas para o comércio exterior são positivas para 2021. Especialistas projetam que as importações devem ser estimuladas pela continuidade da recuperação gradual da atividade interna, além da perspectiva de uma taxa de câmbio menos depreciada que os níveis observados no ano passado. Já as exportações devem continuar beneficiadas pelo ambiente internacional, marcadas pela forte retomada da China e pela alta dos preços de commodities.


Fonte: JRS.