Pesquisa da Fenacor indica que mercado mantém otimismo

Pesquisa realizada pela Fenacor indica que o mercado de seguros está mais otimista neste início de ano, mesmo diante das incertezas no cenário econômico e do agravamento da pandemia do coronavírus. Em janeiro, o Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir dessa pesquisa, subiu pelo quarto mês consecutivo, atingindo a marca de 119,9%. “A expectativa média atual das empresas do setor é a de que, com o avanço da vacinação ao longo do ano, a situação aos poucos vá se normalizando, com a consequente melhoria dos números econômicos”, comenta o consultor Francisco Galiza, responsável pela pesquisa.

A pesquisa indicou que o otimismo prevalece, principalmente, entre corretores e seguradores. Apenas os resseguradores demonstraram certo pessimismo quanto às perspectivas do setor para os próximos meses. 

O Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES), por exemplo, aumentou para 120,7% em janeiro, 0.5 ponto percentual acima do apurado em dezembro do ano passado.

Os corretores de seguros estão ainda mais otimistas, como sinaliza o ICGC, (Índice de Confiança e Expectativas das Grandes Corretoras) que avançou para 125 neste mês de janeiro.

Em contrapartida, o ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) caiu de 114,2% para113,8% entre dezembro e janeiro.

 

Fonte: Fenacor.