Rafael Citelli assume novo cargo na LIBERTY SEGUROS preparado para enfrentar desafios de 2021


Rafael Citelli começa 2021 como vice presidente de Produtos e Analytics da Liberty Seguros. O executivo ingressou na Liberty em 2009 assumindo a diretoria atuarial. Desde então, junto ao seu time, contribuiu para a seguradora evoluir significativamente na sofisticação de preços e no desenvolvimento e governança de dados para tomada de decisão. Em 2015, Rafael liderou o time do Centro de Excelência em Precificação da Liberty na América Latina, retornando à Liberty Seguros do Brasil em maio de 2016 no cargo de Vice Presidente de Analytics.

“Certamente 2021 será tão desafiador quanto 2020. Acredito que o setor de seguros de vida continuará em ascensão, bem como novas modalidades de seguro auto que ganharam espaço em 2020, como opções de produtos com valores mais enxutos, graças à sensibilidade de consumidores a preços mais altos por conta da crise e às mudanças de comportamento das pessoas”, disse ele ao blog Sonho Seguro. Leia abaixo os principais trechos da entrevista: 

O que muda com a junção das duas diretorias?

A visão estratégica da Liberty Mutual é se estabelecer com um portfólio global de produtos totalmente alinhado às forças da companhia e com foco claro nos negócios, com o objetivo de escalar globalmente com mais rapidez e oferecer aos clientes uma experiência ainda melhor. Além disso, essa visão possibilita que preservemos um negócio sustentável e rentável a curto, médio e longo prazo.

Por isso, estrategicamente falando, não haverá mudanças na operação da companhia com essa junção das diretorias de Técnica & Produtos e Analytics. Continuaremos com a mesma visão global de levar a melhor experiência possível aos nossos clientes e parceiros comerciais, com cada vez mais opções digitais e preços adequados, e, ao mesmo tempo, manter a sustentabilidade do nosso negócio.

Os principais benefícios da junção dessas diretorias são um maior alinhamento e eficiência operacional e é um movimento semelhante a outros que já vimos no mercado de forma geral – em que funções de precificação (Pricing), tipicamente fazem parte das diretorias de produtos. Acredito que na Liberty atingimos a maturidade que precisávamos para essa movimentação acontecer.

Quais as principais demandas da empresa em relação a sua área?

Dentre as demandas da nova área, a principal é garantir que a precificação dos produtos e a aceitação dos riscos assumidos sejam adequados às necessidades e objetivos que a Liberty Seguros tem para cada linha de negócio.

No cenário que vivemos hoje, de pandemia, esse trabalho nunca foi tão importante e iremos manter o nosso foco. Por outro lado, além de garantir essa aceitação, precisamos garantir que os produtos e serviços da Liberty continuem evoluindo e incorporando, constantemente, atributos que atendam às necessidades cada vez mais específicas dos nossos clientes e parceiros comerciais.

Como a sua área vai ajudar a Liberty a ser mais inovadora e rentável?

A junção das duas áreas aumentará a nossa eficiência pois, aproveitando o máximo da sinergia entre ambas diretorias, podemos desenvolver soluções cada vez mais sintonizadas às tendências e preferências do mercado.

Além disso, independentemente da fusão, seguiremos com a nossa estratégia de testar e validar os produtos e serviços antes de lançá-los para os nossos públicos.

Quais as novidades para clientes e corretores?

Conforme mencionei anteriormente, a Liberty trabalha com o foco constante de oferecer uma experiência cada vez melhor e mais completa para os nossos clientes e corretores. Com a nova área unificada, manteremos os nossos esforços nesse sentido, desenvolvendo soluções que ao mesmo tempo atendam às necessidades dos consumidores e ampliem as oportunidades de negócios dos parceiros.

Quais os principais pontos de mudanças do setor para 2021?

Ao meu ver, assim como 2020, 2021 será desafiador para diversos mercados, inclusive o de seguros – principalmente enquanto estivermos vivendo em estado de pandemia e seus efeitos não tiverem se estabilizado. Além disso, ainda não é possível afirmar quais comportamentos dos consumidores irão perdurar após esse período de um ano desde a chegada da COVID-19.

Porém, se analisarmos as tendências do mercado segurador no ano passado, acredito que o setor de seguros de vida continuará em ascensão, bem como novas modalidades de seguro auto que ganharam espaço em 2020, como opções de produtos com valores mais enxutos, graças à sensibilidade de consumidores a preços mais altos por conta da crise e às mudanças de comportamento das pessoas.

Como enxerga o seguro auto hoje e no médio prazo?

No curto prazo, vejo um crescimento na oferta de produtos auto low-cost, ainda por efeito da pandemia. Diante desse cenário, houve uma queda nas vendas de novos veículos e, como comentei previamente, os proprietários de veículos mudaram seu comportamento de consumo, além de ter uma alta sensibilidade aos preços por conta da crise.

Por outro lado, no médio prazo, prevemos que o setor segurador verá um aumento expressivo na demanda por seguros sob medida, baseados em uso (Usage Based Insurance), tecnologia facilitada devido ao barateamento dos custos de internet móvel e dos dispositivos de telemetria já embarcados nos veículos.

Quais produtos devem ser lançados pelo setor diante da queda das vendas de carros e crescimento do mercado de aluguel e compartilhamento de veículos?

Diante da queda das vendas de carros e do crescimento do mercado de aluguel e compartilhamento de veículos, acredito que veremos uma expansão dos seguros para motoristas de aplicativos e, gradativamente, mais opções de seguros no mercado de aluguel – com diversas opções disponíveis aos clientes na contratação.

Neste sentido, nos últimos anos, temos investido em parcerias com montadoras e empresas de carsharing, como a Moobie, por exemplo, além de avaliar constantemente nosso portfólio e as tendências para nos mantermos sempre relevantes para os consumidores.


Fonte: Sonho Seguro - Escrito por Denise Bueno / Segs.