Pandemia amplia a lacuna de proteção securitária na Ásia


Boletim de Monitoramento | 07 de abril de 2021

A pandemia ampliou a lacuna de proteção na Ásia, afirma matéria publicada no site Reinsurance News. Entre as razões apontadas na publicação para a baixa penetração do seguro na região estão a falta de acessibilidade, de disponibilidade e de conscientização. A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “a matéria em questão destaca um ponto que nos é caro e que tem sido pauta frequente das discussões recentes: a importância da proteção securitária para a parcela mais economicamente vulnerável da população. O déficit na proteção desse público não é um problema exclusivo da Ásia, sendo também uma questão enfrentada no Brasil. O horizonte, contudo, é de esperança. A recente Consulta Pública Susep nº 05/2021, trouxe a público a proposta da autarquia para a revisão do marco regulatório dos microsseguros. A minuta é principiológica e traz elementos que poderão estabelecer um ambiente em que as seguradoras e microsseguradoras se sentirão confortáveis para o desenvolvimento de soluções para esse público, aumentando a penetração dos seguros no Brasil com foco específico na camada mais vulnerável de sua população.  

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.  

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/  


Fonte: CNseg.