Prêmio Nacional de Jornalismo anuncia vencedores da edição 2020

Na última quinta-feira, 29 de abril, o Brasil conheceu os vencedores da quinta edição do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, promovido pela Fenacor em parceria com a ENS e apoio institucional da CNseg. Em decorrência da pandemia da Covid-19, a cerimônia foi realizada de forma remota, a partir da Sala do Futuro, e transmitida pelos canais da ENS e Fenacor no YouTube.

Conduzido pelo vice-presidente da Fenacor, Erico Mello, que esteve presencialmente na Sala juntamente com o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, que anunciou os vencedores, o evento contou com a presença remota dos jornalistas finalistas, além de autoridades e membros das comissões do prêmio, que puderam interagir por meio do mosaico de telas de alta definição.

Abrindo a solenidade, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, ressaltou a importância do trabalho realizado pela imprensa durante a pandemia e traçou um paralelo com a profissão do corretor de seguros. “Há semelhanças entre a atuação dos jornalistas e o papel exercido pelo mercado, particularmente os corretores de seguros, neste momento de pandemia. Sem o empenho, a garra e a resiliência de vocês, jornalistas, provavelmente os efeitos da crise seriam bem mais graves. A informação, nesse momento, é fundamental e imprescindível”.

Função social

O presidente da ENS, Lucas Vergilio, que fez sua primeira participação pública desde que assumiu o cargo, há um mês, ressaltou que a Escola tem um papel social a cumprir. “Nossa instituição reconhece a importância vital que o prêmio tem hoje no cenário nacional. Ao apoiar essa iniciativa, que ajuda a difundir a cultura de seguros em todas as camadas da sociedade, estamos cumprindo nossa missão social. Queremos que um número cada vez maior de brasileiros tenha acesso a informações sobre seguros, pois, somente com a massificação dessas informações, conseguiremos dar visibilidade ao valioso trabalho que essa indústria desenvolve para preservar vidas, patrimônios e bens”, salientou.

Em vídeo gravado especialmente para a ocasião, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, enalteceu a relevância do prêmio para que o seguro tenha mais visibilidade. “É uma honra para a CNseg ser apoiadora de uma premiação tão necessária. O fomento da produção jornalística em seguros, mais do que importante, é fundamental para tornar esse valioso instrumento de proteção social mais conhecido e melhor compreendido por parte da sociedade”.

Já o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, destacou a novidade desta edição do prêmio, que foi a categoria especial Formação e Qualificação Profissional. “Essa categoria veio para ficar. Precisamos enfatizar cada vez mais esses aspectos para toda a população brasileira, ainda carente de uma cultura securitária mais forte. Quando a sociedade conhecer todos os benefícios que o mercado de seguros gera para o País, certamente teremos uma sociedade mais próspera, mais segura e uma nação mais desenvolvida. E essa é a missão da Escola, ao capacitar profissionais de seguros e áreas afins”.

O evento foi encerrado com o anúncio feito por Armando Vergilio confirmando mais uma edição do prêmio, a sexta, referente ao período 2021/2022.

Vencedores

Nesta edição, foram inscritos 514 trabalhos em cinco categorias: “Mídia Impressa”, “Audiovisual” (incluindo Rádio e TV), “Webjornalismo”, “Imprensa Especializada do Mercado de Seguros” e “Formação e Qualificação Profissional". A Comissão de Seleção indicou 25 finalistas, que receberam certificado de participação.

A Seleção de Julgamento elegeu os três primeiros colocados em cada categoria, que receberam os seguintes valores: R$ 15 mil (1º lugar); R$ 6 mil (2º lugar) e R$ 3 mil (3º lugar).

Veja a lista completa dos premiados:

- Imprensa Especializada do Mercado de Seguros:

1º Lugar: “Horizonte Prateado”

Autora: Carol Rodrigues

Veículo: Revista Cobertura

2º Lugar: “Incertezas ambientais abrem espaço para seguros paramétricos”

Autora: Solange Guimarães

Veículo: Revista Apólice

3º Lugar: “Mais gente com menos renda: o grande desafio do seguro de vida”

Autora: Kelly Lubiato

Veículo: Revista Apólice

- Mídia Impressa:

1º Lugar: “IRB poderia não ter sobrevivido a fraudes/fim da fiscalização da Susep será endosso à nova gestão”

Autora: Ana Paula Ragazzi

Veículo: Valor Econômico

2º Lugar: “Pandemia torna o seguro mais digital”

Autor: Sérgio Tauhata Ynemine

Veículo: Valor Econômico

3º Lugar: “Você tem Seguro? Mesmo?”

Autora: Isadora Lima Carvalho

Veículo: Revista Quadro Rodas

- Audiovisual:

1º Lugar: “O novo seguro: garantia na incerteza”

Autora: Laura Zschaber

Veículo: Rede Minas / Jornal Minas

2º Lugar: “Seguro empresarial: a prevenção necessária para os negócios”

Autora: Porllanne Silva dos Santos

Veículo: TV Mar / TV Mar News

3º Lugar: “Seguros – Proteção, Patrimônio, Amor”

Autora: Danielle Campos Gadelha de Melo

Veículo: TV Fortaleza / Jornal da Câmara