Atleta do Fla/ENS disputará prova individual em Tóquio

A atleta Larissa Oliveira segue rumo ao Japão escrevendo uma das histórias mais emblemáticas da natação olímpica brasileira. Na última semana, a integrante da equipe Flamengo/ENS foi confirmada para disputar mais uma prova nos Jogos Olímpicos de Tóquio: os 100 metros Livre.

No começo de junho, a nadadora havia garantido participação nas olimpíadas em três revezamentos: 4x100 Livre Feminino, 4x100 Medley Misto e 4x200 Livre Feminino. Neste último, as atletas da equipe Flamengo/ENS, Gabi Roncatto e Naná Almeida, se classificaram juntamente com Larissa Oliveira para a disputar da prova.

Na seletiva olímpica da natação brasileira, que ocorreu no final de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), Larissa fez o segundo melhor tempo de sua carreira nos 100m Livre. Mas, ainda assim, havia ficado de fora por apenas um centésimo. Agora, no entanto, veio a confirmação tão esperada!

Indo para a sua segunda Olimpíada, Larissa Oliveira assinou contrato com o clube rubro-negro em janeiro deste ano. Mineira de Juiz de Fora, a atleta tem 27 anos, é a maior medalhista brasileira em Jogos Pan-Americanos e 13 vezes recordista sul-americana. Em 2014, sagrou-se campeã mundial no revezamento misto, contribuindo para o histórico primeiro lugar geral do Brasil no Mundial de Doha, no Catar, além de ter conquistado uma prata e um bronze na competição.

Equipes infantil e juvenil são campeãs no Estadual

Enquanto isso, na última semana, as equipes de natação infantil e juvenil do Fla/ENS conquistaram o primeiro lugar no Campeonato Estadual de Natação de Inverno, disputado no Parque Aquático do Club de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Os times venceram as disputas com grande vantagem sobre os adversários.

Na categoria Infantil, a pontuação de 6.428,00 foi maior que a soma de todos os outros clubes participantes. Os quatro atletas mais eficientes da competição são integrantes da equipe rubro-negra: Gabriel Orem (Infantil 1), Joice Otero (Infantil 1), Nina Morenna (Infantil 2) e André Rodrigues (Infantil 2). Dos quatro melhores índices técnicos, três foram da Fla/ENS, de Nina, André e Mateus Magalhães (Infantil 1).

Já no Juvenil, a equipe somou 4.539,50 pontos. Mariana Costa (Juvenil 1) e Ian Klapper (Juvenil 2) foram os nadadores mais eficientes. Mariana também garantiu o melhor índice técnico da categoria, assim como João Pierre, do Juvenil 2.

Neste fim semana, os atletas do Junior competem pelo Estadual de Inverno, cujas disputas também acontecerão no Parque Aquático do Vasco da Gama.

Parceria Flamengo/ENS

A parceria da ENS com o Flamengo foi firmada no início de novembro de 2020. A união do seguro com o esporte olímpico tem o intuito de promover ações de sustentabilidade, desenvolver novos talentos para a natação e auxiliar atletas olímpicos do clube.

Pelo acordo, o Flamengo pode oferecer 110 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e de MBA da ENS, a atletas olímpicos que vivem em áreas vulneráveis.

Fonte: ENS