ENS 50 Anos: 10ª live debateu inovação no segmento de Vida


As transformações nos segmentos de Vida e Previdência diante das mudanças ocorridas nos últimos tempos foram o tema central do 10º Encontro Inovação no Setor de Seguros - Experiência de Mercado, transmitido pelo canal da ENS no YouTube, na última quarta-feira, 25 de agosto. O ciclo de lives é promovido em parceria com a ANSP e faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola.

Na abertura do evento, o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, afirmou que inovação é o tema do momento, seja envolvendo fatores tecnológicos ou não. “O mercado tem se mostrado cada vez mais presente e inovador, com soluções muito importantes para o desenvolvimento do seguro no Brasil”.

Um dos convidados do encontro, o CEO da Icatu Seguros, Luciano Snel, declarou que a seguradora percebeu há alguns anos que a Previdência se tornou um produto desejo da classe média brasileira. “Sabíamos que chegaria uma demanda também pelos produtos e coberturas dos seguros de Vida e nos preparamos previamente nos últimos anos. Não faz sentido a Previdência ser um produto de primeira necessidade e ela não vir conjugada com o seguro de Vida. Fazer seguro de Vida também é ser previdente. Assim, temos a solução completa: o cliente planeja aposentadoria, protege a si próprio e a sua família”.

De olho nessa demanda iminente, a companhia se estruturou e desenvolveu iniciativas tecnológicas visando aprimorar o atendimento, tanto para os corretores quanto para os clientes. “Preparamos a infraestrutura, os produtos, e começamos a trabalhar na experiência dos corretores e dos clientes. Desenvolvemos um aplicativo, em que o corretor faz a gestão de todos os seus clientes e produtos, manda proposta, simulações e todos os serviços necessários”.

O executivo destacou ainda que hoje a Icatu mantém um time de 50 colaboradores focados exclusivamente em melhorar a performance e criar novas funcionalidades nos aplicativos. “Construímos também um portal de APIs, onde fica muito fácil se plugar na Icatu. É o modo mais ágil disponível hoje. Ano passado, já lançamos facilidades como assinatura digital, aceitação automática, pagamento no cartão de crédito online e produtos para todos os bolsos e todas as fases da vida, que atendam a todo perfil de consumidor. O pensamento agora é como gerar mais conveniência e agilidade para os corretores e clientes.”.

Papel do corretor no novo ambiente de negócios

O mediador do evento e docente da Escola, Renato Gonçalves, questionou se o open insurance pode facilitar a experiência do cliente. “Culturalmente, isso pode ajudar, já que a partir do celular podemos ter tudo nas mãos? A tendência é o cliente ter o seguro de vida nas mãos dele, podendo compor seu seguro com auxilio e orientação do corretor?”

Snel argumentou que o mercado de benefícios está deixando cada vez mais claro que a tecnologia por si só agrega conveniência, agilidade e transparência, tanto para o corretor quanto para o cliente, mas o papel de uma boa consultoria ainda se faz fundamental. “Alguém que conheça bem o cliente e transmita segurança, como o corretor que agrega valor para o cliente, vai ser ainda mais indispensável”.

O CEO da Legado Corretora de Seguros, Thiago Batista, complementou dizendo que é fundamental analisar quais são as necessidades dos clientes para oferecer produtos específicos e customizados. “Quando vendemos a ideia do seguro de Vida como algo muito importante, o cliente precisa entender que cada vida é diferente, o padrão de vida é diferente e cada pessoa tem uma prioridade. Vira um trabalho muito mais consultivo do que a venda por si só. É muito diferente de vender um produto de prateleira. Essa customização é muito importante, até porque a cobertura de morte pode ser relevante para um e não ser para outro”, destacou o executivo.


Fonte: ENS