Queimadas no Brasil: Segurados atingidos podem ficar sem indenização


O Brasil registra hoje mais da metade dos focos de incêndios florestais de toda a América do Sul. Em agosto, o aumento das queimadas no país chegou a quase 20% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram coletados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A situação gera um alerta para o mercado de seguros:  alguns danos causados pelos focos de incêndio podem não ter cobertura securitária.

O consultor e professor Sérgio Ricardo explicou, em entrevista ao CQCS, que, caso uma casa seja atingida por um foco de incêndio dessa natureza, não haverá cobertura no seguro residencial comum porque se trata de um fator “externo”.  “Existe uma cobertura chamada queimada em zona rural, mas não está disponível para a contratação na maioria dos produtos de seguro para residencial”. Ele ainda destacou que, salvo alguns casos específicos de algumas companhias que têm esse tipo de cobertura, a grande maioria não oferece esse produto nos pacotes residenciais. “Para fazer essa contratação, o cliente precisará fazer um processo de aceitação especial junto às companhias de seguro”.

As queimadas também estão atingindo áreas rurais e produtores já começam a contabilizar prejuízos. Há relatos de perdas que chegam a R$ 1 milhão. “ Nesse caso há o seguro rural, que atua através do Fundo de Estabilização de Seguro Rural (FESR), mas que também não pode ser contratado de qualquer forma, há áreas específicas com culturas específicas”.


Fonte: CQCS