SindsegSC 97 anos de Grandes Histórias: Paulo Lückmann

O profissional Paulo Lückmann iniciou sua trajetória na HDI Seguros na década de 80 e adquiriu experiência profissional representando a associada na Alemanha entre os anos de 1986 e 1987. Atuou na entidade desde 1990, ano que o Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros passou para a denominação de Sindicato, com o nome de SINDESESC. No Sindicato iniciou suas atividades como Suplente do Conselho Fiscal, e nos anos de 1993 a 2002 tornou-se diretor da entidade.

Em 1998 implantou a Comissão Técnica Automóveis, na época denominada CERESE. Seu objetivo era aprimorar o atendimento e a logística das oficinas mecânicas e divulgar as atividades de seguros. Permaneceu como coordenador da Comissão até 2005. Aos poucos foi conquistando seu espaço e nas gestões de 1999 a 2005 Paulo tornou-se vice-presidente do SINDESESC.

A partir da gestão 2005 Paulo Lückmann assumiu a presidência do Sindicato, já nomeado como SindsegSC, permanecendo até o início de 2017. Além das atribuições normais da entidade de classe, Lückmann desenvolveu também outras ações desde o âmbito social ao educacional, e com o foco voltado para o crescimento dos profissionais que atuam no segmento e para a disseminação da cultura do seguro.

Entre os destaques da atuação de Paulo Lückmann estão a criação de programa de capacitação, como PDES – Programa de Desenvolvimento do Executivo de Seguros, Diretor sem Fronteiras, Panorama Empreendedor e palestras direcionadas aos profissionais do mercado. A realização de programas relacionados à educação no trânsito, como o Feirão do Carro Acidentado que recebeu cerca de 31 mil visitantes, Campanha VIVA e Trânsito Feliz e o Bê-á-bá da Prevenção. Também implantou campanhas de cunho social, como a do Agasalho, de Higiene Pessoal, Natal Solidário e Vivência de Amor, voltada para visita aos asilos.

Lückmann conversou com o SindsegSC: “Foi com os homens e mulheres deste mercado, que ao longo dos anos aprendi que apesar das dificuldades, a fé, a humildade, a ética e a transparência são os fatores que promovem a transformação. E tudo se transformou para mim em 2005, quando fui confiado ao cargo de presidência da entidade. Foi um grande desafio, mas a participação e a troca de experiências com grandes homens me honraram e me inspiraram a realizar cada vez mais, de forma humana e transparente. Foram 12 anos como presidente, representando o estado de Santa Catarina, e ainda acredito que a paixão e a dedicação pelo sindicato e o mercado de seguros fazem a diferença na vida das pessoas. Durante todos esses anos, o esforço árduo dos profissionais para construir algo excepcional, foi o que trouxe a mudança para a entidade. O início não foi fácil, mas se houvéssemos dito que realizaríamos diversas ações no estado, que uniríamos profissionais em campanhas de cunho social, e agregaríamos as companhias em reuniões para análise e o desenvolvimento do mercado, muitos não acreditariam, mas foi isso que fizemos, e ganhamos muito legado”.

Ressaltou, que uma das principais missões de quem assume a presidência do SindsegSC é, sem sombra de dúvida, atuar como arauto das empresas seguradoras. “Aliás, esta importante função não é somente do presidente, mas de toda diretoria. Certamente, desafios e barreiras, já conhecidos ou não, estão no caminho deste novo grupo que atua na gestão 2020/2022, comandada por Luciano Vicente da Silveira, mas com a força e a união do setor é possível contornar obstáculos, propor soluções e abrir canais de diálogo”, complementou Lückmann.

Lückmann finalizou: “O Sindicato é um provedor de conteúdo e incentivador do diálogo aberto com a sociedade. Gosto de dizer que as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhe dão vida, dinamismo, energia, inteligência e criatividade. Parabéns SindsegSC, pelos seus 97 anos de história”.

Nos 12 anos em que esteve à frente presidindo, Lückmann sempre prezou a ética e a transparência, e em conjunto com a diretoria e equipe, caminhou em direção ao fortalecimento da instituição do seguro. Luciano Vicente da Silveira – presidente do SindsegSC na Gestão 2020/2022, agradece com todo carinho e respeito Paulo Lückmann que foi presidente do SindsegSC, por cinco gestões, de 2005 à 2017.

Acesse as notícias já divulgadas anteriormente em nosso portal e os vídeos no YouTube através do Canal SindsegSC, na TV SindsegSC disponibilizada no site, e através das redes sociais Facebook e LinkedIn.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras