Estudo para avaliar a evolução dos riscos ASG no setor de seguros tem apoio da CNseg

02 de Dezembro de 2021 - Estudo - A CNseg está apoiando institucionalmente a realização de um estudo elaborado por pesquisadores do Programa de Planejamento Energético da Coppe e da Coppead da UFRJ, que tem por objetivo avaliar a evolução da gestão de riscos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), com ênfase em riscos climáticos, no setor de seguros no Brasil.

Para a realização do estudo, está sendo feita uma pesquisa junto a profissionais de diferentes níveis das seguradoras associadas, particularmente das áreas de sustentabilidade, subscrição de risco, gestão de riscos, investimentos, técnica e sinistros. Corretores de seguro atuantes nos ramos de seguros de grandes riscos, de seguro rural, de riscos ambientais e de outros ramos também estão convidados a participar.

A pesquisa utiliza as mesmas premissas metodológicas do estudo global realizado em 2009 pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI), que originou o relatório “A situação global da sustentabilidade em seguros”. Além disso, constitui uma evolução da pesquisa acadêmica conduzida em 2015, também por pesquisadores do Programa de Planejamento Energético da Coppe e da Coppead da UFRJ, que também contou com a participação das empresas de seguros no Brasil e com o apoio institucional da CNseg.

De acordo com a Diretora-Executiva da CNseg Solange Beatriz Palheiro Mendes, o apoio ao estudo está alinhado a um objetivo maior da Confederação, que é o de incentivar a produção de conhecimento científico voltado para áreas de interesse do setor de seguros.

Fonte: CNseg