Cinco aspectos que todos devem saber sobre segurança cibernética

A velocidade com que a informação navega nas redes, a constante evolução da tecnologia, o avanço das pesquisas, da ciência e da internet, são marcas da era digital. Esse universo, entretanto, traz uma nova ameaça, que é o risco à Segurança de Dados.

Em 2021, verificou-se um aumento no número de ataques cibernéticos praticados por criminosos digitais, que roubam dados de pessoas e empresas não devidamente protegidas no ambiente virtual. Em um mundo cada vez mais tecnológico, é fundamental saber como se blindar dessas ameaças.

Confira a seguir informações sobre cyber segurança, riscos, perfil dos profissionais desse segmento e como se manter protegido.

Definição

Proteção do negócio é o termo mais apropriado, contudo, o objetivo principal da segurança de dados é manter a confidencialidade e a integridade das informações, de servidores e sistemas ligados em rede, garantindo, assim, a disponibilidade sempre que necessário. Isso tudo é executado por meio de um severo monitoramento no qual o acesso é liberado unicamente às pessoas autorizadas e sem que qualquer alteração aconteça.

Riscos incalculáveis

Qualquer empresa pode sofrer um ciberataque, desde multinacionais até uma de menor porte. Os cuidados devem ser os mesmos. Baseados no ransomware, um software malicioso que impede as empresas de acessarem seus dados, os crimes provocam o vazamento de dados e podem ocasionar grandes prejuízos financeiros.

Seguros Cibernéticos

A procura por essa modalidade de seguro não vem da preocupação se um ataque desses vai acontecer, mas, sim, de quando e qual estrago vai causar. Os seguros cibernéticos protegem as vítimas desses ataques cobrindo os prejuízos decorrentes das ações de hackers.

LGPD, reforço oficial

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação instaurada no Brasil em agosto de 2018, que responsabiliza empresas a manterem protegidos seus próprios dados e os de seus clientes. Os fundamentos da Lei têm base na inviolabilidade da intimidade, honra e imagem, além do respeito à privacidade, liberdade de expressão, informação e comunicação. É uma grande aliada da segurança digital.

Profissional com amplo mercado

Com demanda crescente, este segmento tem campo de atuação imersivo, diversificado e repleto de oportunidades. A necessidade de suporte e soluções para acompanhar o ritmo das inovações maliciosas faz esse profissional ser um dos mais requisitados no mundo corporativo.

Extensão para gestores

O curso de extensão Cyber Security para Gestores, oferecido pela ENS em parceria com a IBM, atende fortemente à demanda por profissionais especializados e plenamente atualizados.

As aulas abordam uma experiência em gestão relacionada a sistemas de segurança que entendam, raciocinem, aprendam e reajam pro-ativamente às ameaças cibernéticas. Os alunos também terão micro palestras com profissionais do mercado trazendo informações e temas para debates.

Com corpo docente experiente e atuante, o curso acontece a partir da Sala do Futuro da ENS, ambiente altamente tecnológico, que proporciona uma experiência de aprendizado única.

As aulas estão previstas para começar em 28 de abril e os interessados encontram mais informações no site ens.edu.br, mesmo canal para inscrições.

Fonte: Portal Acontece