PIP: facilitando a descoberta dos melhores profissionais para mercado

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) acaba de lançar o Programa de Identificação de Profissionais (PIP), uma iniciativa inovadora que visa aliar as empresas do mercado de seguros aos talentos profissionais. O PIP foi desenvolvido como uma solução para acelerar processos de recrutamento e adaptação em seguradoras e demais companhias do setor.

O objetivo do projeto é garantir mais oportunidades aos alunos, ao mesmo tempo em que proporciona às empresas do mercado uma seleção natural de profissionais altamente capacitados, além de reduzir custos de integração e treinamento.

Qualificação

Por meio de uma formação completa e direcionada, reconhecida pelo MEC com a nota máxima, a ENS prepara profissionais com currículos mais atrativos aos recrutadores do mercado de seguros. Dessa forma, além de desenvolverem as competências e conhecimentos acadêmicos adequados às necessidades do setor, ao participarem do PIP, os estudantes podem contar com o acesso facilitado a diversas matérias eletivas voltadas para o mercado de seguros e, com isso, acelerar o seu acesso ao mercado de trabalho.

O benefício é oferecido para contemplar todos os alunos dos cursos de graduação da ENS, que têm duração de dois anos. São eles: Gestão de Seguros, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Gestão de Dados e Gestão de Riscos Logísticos.

Empregabilidade

Já o acesso facilitado às vagas de trabalho se dará por meio dos convênios estabelecidos pela Escola com as organizações que tenham interesse em diminuir os prazos e investimentos na busca e capacitação de profissionais. Por meio de metodologias avançadas e comprovadas de desenvolvimento e de identificação de profissionais, o programa criará “combinações” entre as vagas e os candidatos, considerando competências técnicas e comportamentais.

A iniciativa também incluirá formatos customizados, nos quais a ENS conduzirá treinamentos específicos para cada necessidade corporativa, que serão identificadas no relacionamento contínuo da Escola com o as instituições do mercado.

Celeiro de talentos

O diretor geral da Escola, Tarcísio Godoy, explica que o PIP foi desenvolvido com o objetivo de atuar simultaneamente em duas frentes: capacitação e empregabilidade.

“Essa parceria acontece por meio de convênios e memorandos que as corretoras de seguros, seguradoras e demais empresas que operam no mercado assinam com a ENS. Dessa forma, quando necessário, podem contar com um profissional pronto e respaldado de conhecimento, reduzindo os prazos de contratação e diminuindo os investimentos no recrutamento e capacitação de profissionais”.

Segundo o executivo, o programa pretende atuar como um celeiro de talentos, que poderá atender aos programas de trainee das companhias do setor.

“Esse projeto tem o objetivo de somar. Ele é oferecido a custo zero, e instituições do setor de seguros que precisarem de um profissional, podem buscar na ENS, porque nós trabalhamos o aluno por dois anos para se tornarem os mais adequados para estas posições”, finalizou o diretor.

Fonte: ENS