Tecnologia cria novos caminhos para o Seguro Pet

O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. A associação estima que existam 139,3 milhões de pets no Brasil, entre cães, gatos, aves e outros animais.

Alta representação no PIB brasileiro

Ainda de acordo com a Abinpet, o mercado pet já representa, hoje, 0,36% do PIB brasileiro, à frente dos setores de utilidades domésticas e automação industrial. O Pet Care, que são os cuidados com saúde e higiene do pet, possui uma fatia de 8,4% dentro da representação do segmento no PIB, fato este que demonstra a força potencial do setor na economia brasileira.

Despesas com a saúde do Pet são altas

É muito difícil encontrar serviço de saúde gratuito para animais de estimação, assim, as despesas relacionadas com os serviços de saúde recaem sobre os ombros dos proprietários dos pets. A questão é que, quando alguém adota um animal de estimação, não tem como prever se sua saúde será excelente no futuro ou se precisará de tratamentos médicos que são, na maioria das vezes, muito dispendiosos.

Seguro Pet é uma alternativa mais econômica

Por conta do alto preço dos tratamentos veterinários, o Seguro Pet surgiu como alternativa econômica para os gastos com a saúde do animal de estimação. Seguradoras como a Mag Seguros, a SulAmérica, Europ Assistance a Bradesco Seguros e várias outras oferecem a modalidade de seguro. As vantagens na contratação são várias: valores acessíveis, ampla rede de atendimento, descontos em medicamentos e serviços e, claro, a tranquilidade de estar precavido (a) contra qualquer infortúnio com o animal de estimação que possa causar perdas financeiras não previstas.

Soluções tecnológicas para a saúde do Pet

A alta demanda por serviços de seguros para animais de estimação fez com que as seguradoras e as Pettechs _ startups que atendem toda a cadeia de produtos e serviços voltados ao segmento pet _ começassem a buscar soluções tecnológicas para melhorar a saúde dos pets (evitando, assim, menos acionamento do seguro) e também para evitar as fraudes.

Algumas das tecnologias desenvolvidas para a saúde e bem-estar dos pets são:

  • Fitness trackers: são monitores de atividades para pets. São usualmente acoplados às coleiras e com um GPS instalado. Podem registrar os hábitos de sono, os níveis de atividade e localização e até avaliar o condicionamento físico do animal. Os aparelhos rastreiam o movimento e os sinais vitais dos animais usando pequenos sensores e armazenam as informações em aplicativos que podem ser compartilhados com os veterinários. Assim, é possível comparar dados do comportamento animal ao longo dos meses, podendo ajudar a detectar precocemente problemas de saúde e, por isso, são usados até para diminuir valor do plano de saúde dos animais.
  • Clínicas veterinárias digitais: os clientes podem escolher qualquer horário conveniente para consultas usando um software de agendamento online e economizar tempo no deslocamento até os veterinários. É claro que um veterinário precisa examinar um animal de estimação offline para fazer o diagnóstico correto, mas uma consulta preliminar online pode ajudar a entender rapidamente se há necessidade de encaminhar a um especialista restrito e, assim, economizar um tempo precioso em caso de uma doença grave.O que significa, também, menos visitas a veterinários e menos reclamações de seguro.
  • Tecnologia de reconhecimento facial: feita inicialmente como um aplicativo para identificar animais perdidos, a tecnologia de reconhecimento facial para pets passou a ser usada para evitar fraudes nos planos de saúde para animais. O software funciona da seguinte maneira: reconhece os pets através da câmera do celular de duas formas: pelo focinho e pontos da face. Ainda há a opção do microchip, implantado sob a pele. A ideia de usar a tecnologia para evitar fraudes surgiu porque muitos tutores de cachorros tentam acessar os planos de saúde utilizando um outro cachorro aparentemente similar do plano contratado.

Mercado pode atingir mais de 32 bilhões até 2030

De acordo com relatório da consultoria Grand View Research, o setor foi avaliado em US$8,3 bilhões em 2021 e deve alcançar US$32,7 bilhões em escala global até 2030, com crescimento de 16,7% ao ano.

Aumento da demanda

A quantidade de pessoas que adotaram um animal de estimação cresceu bastante, principalmente durante o período de pandemia. O número crescente de animais de estimação significa o aumento da demanda pelos serviços relacionados aos cuidados com o pet, e isso inclui a contratação de seguros.

Tecnologia é diferencial cada dia mais importante

Assim, além do aumento da procura por seguros desta modalidade, a tecnologia tornou o mercado de seguros para animais de estimação mais flexível e responsivo às demandas em constante mudança dos clientes.

Dessa maneira, é fácil perceber que as seguradoras precisam aproveitar o momento oportuno no qual a tecnologia abre caminho para essa modalidade de seguros. Assim, adotando as maravilhas do progresso tecnológico, as seguradoras para animais de estimação podem otimizar seus processos de negócios e monitorar as últimas tendências de tecnologia é, sem dúvida, um diferencial cada vez mais importante no negócio de seguros.

Fonte: Insurtalks