Outubro Rosa: Um toque de cuidado para salvar a sua vida

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2022, porém uma vida saudável e o diagnóstico precoce podem prevenir essa doença. Para se ter uma ideia, quando identificado o câncer de mama em seu estágio inicial as chances de cura são de 90%.

O autoexame não substitui o exame clinico, porém auxilia a estar atenta nas mudanças que está acontecendo no corpo e podem indicar o início da doença. É indicado realizar esse exame mensalmente após os 20 anos, caso alguém da família já tenha sido diagnosticada com câncer, ou com mais de 40 anos, sem casos na família.

Durante o autoexame é preciso observar as mamas em frente ao espelho com os braços caídos, levantados e abertos. Caso haja alterações no tamanho, forma e cor das mamas é recomendado procurar um ginecologista ou um mastologista.

A adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividades físicas, alimentação saudável e não ingestão de bebidas alcoólicas também ajudam com a prevenção do câncer de mama.

No Outubro Rosa e em todos os outros meses declare seu amor por você mesma e cuide-se.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para gestão 2022/2025 é presidido por Luciano Vicente da Silveira.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras