17 termos de seguros que você precisa saber

Assim como existem palavras com diferentes significados em cada região do Brasil, o universo de seguros conta com termos que possuem um sentido próprio para tratar desse tipo de negócio. É isso que chamamos carinhosamente de “segurês”, ou seja, uma língua que somente quem trabalha no setor é realmente fluente.

É muito comum ficar confuso com essas expressões ao ler um contrato ou conversar com um corretor de seguros e, por isso, vamos te ajudar a entender algumas delas aqui!

Acidente

Acontecimento imprevisto que gera algum dano à pessoa ou ao bem segurado.

Acidente pessoal

Evento inesperado que causa danos físicos, morte, invalidez parcial, total ou permanente ou que se faça necessário tratamento médico.

Apólice

É ela que consolida as cláusulas, condições, coberturas e assistências em um único documento que transfere a responsabilidade sobre os riscos do bem ou da pessoa segurada à seguradora.

Assistências

São serviços inclusos dentro do plano contratado aos quais o segurado tem direito de acionar durante o período vigente da apólice. Por exemplo, no HDI AUTO, seguro para automóveis da HDI, há assistências de troca de pneus, chaveiro, carro reserva, guincho, entre outras.

Capital segurado

É o valor de indenização que o titular do seguro ou seus beneficiários podem receber caso venha a acontecer uma das situações cobertas pelo plano.

Carteira

Todos os contratos de seguros, de ramos diferentes ou não, emitidos por uma seguradora.

Casco

Cobertura de seguro que protege a lataria de veículos.

Cobertura

Garantia de proteção contra os riscos previstos na apólice do seguro. No HDI EM CASA, o seguro residencial da HDI, por exemplo, existem as coberturas básicas contra incêndio, raio, explosão e queda de aeronaves. Além dessas, o segurado tem a opção de incluir coberturas adicionais, como quebra de vidros, ruptura de tubulações e danos elétricos.

Dano corporal

É a lesão física causada ao corpo de uma pessoa.

Dano material

Prejuízo causado a bens materiais de uma pessoa.

Dano moral

Dano que é considerado uma ofensa ou violação aos bens morais de uma pessoa, referindo-se à sua liberdade, à sua profissão, à sua saúde mental ou física ou à sua imagem.

Endosso

É um documento que é anexado à apólice para conceder alterações.

Franquia

Valor que o segurado paga caso ocorra um dos eventos cobertos pelo seguro.

Proposta

Formulário com perguntas a serem respondidas pelo segurado ou seu representante legal, a fim de identificar as características da pessoa e/ou do bem protegido. A partir do recebimento da proposta, o cliente pode aceitar ou recusar dentro do período determinado.

Responsabilidade Civil

É o dever de reparar o dano, seja físico, material ou moral, que uma pessoa causa a outra.

Sinistro

É a ocorrência de um ou mais eventos cobertos na apólice do seguro.

Vistoria de Sinistro

Em caso de sinistro, é realizada uma inspeção por peritos habilitados para avaliar os danos sofridos pelo bem segurado.

Fonte: Blog HDI Seguros