Formalizada primeira apólice de “seguro lunar” do mundo

Seguro de vida, de automóvel, residencial ou patrimonial é algo muito comum e altamente recomendável como ferramenta de proteção contra riscos de todo tipo. Esses são apenas alguns exemplos de objetos de contrato, dentre uma série de escopos dos mais variados (e até curiosos, como aqueles que cobrem partes do corpo ou itens inusitados).

Nenhum conteúdo, no entanto, supera uma apólice elaborada recentemente pela Mitsui Sumitomo Insurance Co. (MSIG), uma subsidiária da MS&AD Insurance Group Holdings, com sede em Tóquio, no Japão. Líder no mercado de seguros não-vida no país, além de acidentes automobilísticos, de incêndio e pessoais, a MSIG também oferece serviços de seguro para lançamentos de satélites.

A companhia foi contratada pela ispace, uma empresa global de exploração espacial, para fornecer a primeira apólice de “seguro lunar” do mundo, que cobre de forma abrangente os riscos decorrentes de sua primeira missão à Lua, desde o lançamento do foguete até o pouso. Segundo um comunicado da empresa, o serviço também cobre o estabelecimento de comunicações e transmissões de dados entre o módulo de pouso e o controle da missão.

Dentro dos planos da ispace, está oferecer o seguro lunar firmado com a MSIG para os futuros voos de qualquer companhia. “A cobertura de seguro desempenhará um papel importante para a realização do transporte lunar de alta frequência e baixo custo fornecido pela ispace, dados os riscos inerentes e os altos custos associados aos voos espaciais”, diz a nota oficial.

Desde 2019, quando a MSIG se juntou ao programa HAKUTO-R da ispace como parceiro corporativo, as duas organizações têm colaborado para desenvolver o primeiro serviço de seguro lunar do mundo.

A ispace acredita que até 2040 a Lua suportará uma população de cerca de mil pessoas, com 10 mil outras visitando o astro todos os anos, e, como parte dessa visão, a empresa pretende ser um orquestrador chave na criação dessa nova indústria.Popular Na ComunidadeAdChoicesSponsored

Fonte: CQCS