Como guardar dinheiro na adolescência

Guardar dinheiro na adolescência pode parecer uma tarefa muito complicada em uma fase onde o impulso é bastante comum. Em um mundo em que é cada vez mais difícil criar o hábito de poupar, é importante mostrar a importância da educação financeira desde cedo.

Afinal, é nessa fase da vida que é possível adquirir conhecimentos sobre o assunto e, ao mesmo tempo, também ter o suporte da família para conseguir organizar o orçamento para chegar até ao objetivo final, seja uma viagem ou um bem material.

Ter esse contato com o dinheiro é muito importante. Ou seja, quanto mais cedo começar a pensar nas finanças, melhor.

Por isso, preparamos algumas dicas poderosas que irão ajudar a guardar dinheiro para realizar os desejos e metas.

Defina suas metas

Esse é o primeiro passo. Defina quais são os seus sonhos e metas, e quais recursos financeiros é preciso para realizá-los. É importante também colocá-los em categorias, como metas de curto prazo e de longo prazo.

Ex.:

  • Fazer uma viagem internacional
  • Comprar um celular novo
  • Morar sozinho em 5 anos
  • Comprar um carro

Não tenha medo de sonhar grande! Tudo é possível quando se tem um planejamento financeiro.

Controle o consumismo

O consumismo excessivo é o inimigo número 1 da organização financeira. Por isso, é importantíssimo fugir de armadilhas que envolvem compras desnecessárias e por impulso, como ofertas de 'leve 3, pague 2', por exemplo.

Sabemos que é irresistível, mas no final, ao conquistar a sua meta, você verá que valeu a pena ter economizado em alguns setores da sua vida.

Tenha um amigo e parceiro de economia

Isso pode te impulsionar a querer economizar ainda mais. Assim, vocês podem compartilhar suas metas financeiras e dividir as experiências. Quem sabe não dá para incluí-lo em uma de suas metas?

Uma viagem feita com amigos pode ser um ótimo ponto de partida para ter uma meta financeira em conjunto. Vocês ainda podem se ajudar controlando um ao outro, evitando que façam uma compra por impulso, por exemplo.

Faça um título de Capitalização para guardar dinheiro

A Capitalização é um instrumento de educação financeira. É possível guardar dinheiro e resgatá-lo ao final da vigência, dependendo da modalidade que você escolher. Além disso, você participa de sorteios com prêmios em dinheiro. Seria ótimo ter um dinheiro extra pra gastar em uma viagem, né?

Então… já está pronto para guardar dinheiro na adolescência e realizar suas metas?

Fonte: FenaCap