SindsegSC apoia projeto setembro branco da paz

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina (Sindseg SC) participou da premiação do Projeto Setembro Branco da Paz que aconteceu na noite de quarta-feira, 23 de novembro, na sede da Câmara Municipal de Blumenau. O Sindseg SC patrocinou o projeto que tem como propósito de unir esforços e ações que promovam a paz em escolas, nas famílias, na comunidade e no trânsito. A iniciativa visa trabalhar a prevenção aos diversos tipos de violência, destacando sempre a importância de cada pessoa.

O projeto atendeu alunos da 5ª e da 6ª séries de oito escolas que foram indicadas pelos presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau. O trabalho é coordenado por Salete Sbardelatti. A iniciativa abordou temas como bullying, assédio, suicídio, drogas, conduta e comportamento que foram trabalhados pelos palestrantes, além do curso de oratória. De acordo com a gerente executiva do Sindseg SC, Siméia Heleodoro, o Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina busca sempre apoiar esse tipo de ação. “Trata-se de um trabalho fantástico que é levado para dentro das escolas com esse conceito, pois acreditamos que educação e prevenção constituem-se nos pontos principais para a construção de um bom cidadão. É essa a essência que o Sindseg SC busca quando apóia uma iniciativa educacional", ressaltou Siméia.

De acordo com a coordenadora do Projeto Setembro Branco da Paz e presidente de honra da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg), Salete Sbardelatti, a iniciativa tem como proposta trabalhar a violência para que seja propagada a paz. Para a coordenadora, gestos positivos como sorrisos abraços e empatia podem melhorar o dia de cada pessoa. “E ao propagarmos a paz que está dentro de cada pessoa, poderemos passar isso de muitas formas para vários públicos. Entretanto, as instituições de educação escolares são nosso foco principal, tendo em vista que eles trabalham com a questão familiar. E para isso contamos com o apoio da Polícia Militar que realiza palestras”.

Já o Comandante do 3º Batalhão de Blumenau, o Tenente-Coronel BM, Jorge Artur Cameu Júnior, a Entidade que ele integra apoio o evento trabalhando temáticas relacionadas à paz nas escolas “abrigamos em nossa sala de aula um curso de oratória com textos escritos pela percepção das próprias crianças, dentro da temática proposta pelo projeto. Acompanhamos essas narrativas pois sabemos o quanto é vital trabalharmos esses tipo de assunto durante a fase da infância para que possamos construir um mundo mais seguro”, explicou o Comandante Cameu Júnior.

Em 2022 a coordenação do projeto ficou a cargo da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg Blu), e contou com a participação especial da Polícia Militar, Polícia Civil, e do Corpo de Bombeiros de Blumenau.

Fonte: Seguro Gaúcho