Pneu careca: entenda os perigos e saiba como evitar

Você sabia que a legislação brasileira proíbe o uso de pneu careca? Pois é, existe uma determinação feita especificamente para que veículos com essa condição não possam circular pelas vias. No entanto, ainda assim alguns motoristas insistem em fazê-lo.

De acordo com a determinação, rodar com pneus que têm essa característica é considerado infração de trânsito grave, que incide em multa e no desconto de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Frente a tudo isso, podemos garantir que a dor de cabeça em trocar os pneus é muito menor do que ter que arcar com as consequências de negligenciar esse cuidado. Pois é, o risco não está só no seu bolso e na sua carteira de motorista. Na verdade, existem outros agravantes, que você pode conferir a seguir.

Prejudica a performance do carro

Você vai comprar um veículo e passa um bom tempo se dedicando para escolher um modelo que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades. Obviamente, a performance dele é um fator a ser observado. Você faz a aquisição, manda fazer a revisão do carro e, com o tempo, começa a rodar com pneu careca. O que acontece?

Você prejudica a performance do veículo nos mais diversos sentidos. Perde o conforto, a agilidade e a estabilidade na direção do carro, ou seja, coloca toda a sua escolha a perder. Em vez de andar confortavelmente, o veículo passa a ficar pesado no arranque e lento na troca das marchas.

Reduz a capacidade dos freios

Com um pneu careca e gasto, o tempo de resposta ao frear o veículo acaba sendo maior, ou seja, a capacidade de frenagem fica comprometida. Isso porque os pneus já não aderem tão bem ao solo e continuam percorrendo uma boa distância quando você aciona os freios. Já imaginou essa situação se você tiver que frear rapidamente atrás de outro veículo?

Isso é perigoso não só porque diminui a sua capacidade de controle sobre o carro. O problema maior é que esse descontrole pode causar acidentes, especialmente batidas na traseira de outros motoristas, colisões em cruzamentos e atropelamentos, colocando a sua vida e a vida de outras pessoas em risco.

Aumenta o risco de derrapagem

Você literalmente perde um tanto do controle do carro quando anda com pneus carecas. Isso significa que, em um momento decisivo, apenas a sua reação ao volante pode não provocar a resposta suficiente do veículo em determinadas situações.

Um pneu careca derrapa muito mais e atola com mais facilidade, já que perde a principal função dos sulcos que deveriam existir na borracha. Da mesma maneira, quando você anda em uma pista alagada, ainda que em velocidade baixa, pode perder a resposta do freio ou mesmo da direção, derrapando fora de controle.

Causa multa e perda de pontos na CNH

Você já viu que optar por andar com pneu careca pode ser algo bastante doloroso para o seu bolso, não é mesmo? Na verdade, para ser mais preciso, você correrá o risco de ser autuado e ter que pagar por uma multa, além de ter que lidar com os pontos na sua CNH.

Isso tudo sem mencionar o risco que você corre de acabar tendo outras complicações em função dos pneus em mau estado. Por isso, é melhor se programar financeiramente para andar com o carro em dia do que colocá-lo à prova em um estado inadequado.

Potencializa o risco de acidentes

Não é à toa que os acidentes de trânsito são tão temidos pelos motoristas. Seu potencial de dano é elevado e, na verdade, eles são os responsáveis por ceifar muitas vidas e prejudicar tantas outras de forma definitiva. É pensando nisso que o risco de acidentes deve ser outro fator levado em conta na hora de decidir rodar com pneu careca.

Como você viu, a resposta do carro aos seus comandos diminui muito quando ele está em más condições. Nessa situação, pouco importa se você é um bom ou um mau motorista. Se os pneus não têm aderência ao asfalto e não conseguem dar a você a estabilidade de conduzir o carro, seus reflexos servirão pouco em momentos de imprevisto.

O risco aumenta em dias de chuva, em situações que envolvam alta velocidade ou mesmo naqueles casos que pedem um reflexo rápido. Por isso, antes de colocar a sua vida em risco ou expor outras pessoas à possibilidade de um acidente de trânsito, troque os pneus do seu carro.

Esperamos que você já esteja ciente que andar com pneu careca não é uma boa escolha. Você perde a sua comodidade, se estressa por rodar com um veículo que não responde aos seus comandos, coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco, se expõe à possibilidade de ser multado e muito mais!

Por isso, tenha atenção aos indicadores de desgaste do pneu:

  • observe as deformações, como bolhas, perfurações, rasgos, ressecamentos e rachaduras;
  • confira a validade dos produtos e programe a troca para a data;
  • cheque os sulcos com frequência e a altura das bandas de rolagem.

É melhor investir um pouco mais de tempo e dinheiro para deixar o seu carro em perfeito estado do que se submeter aos problemas e riscos apontados. Lembre-se sempre de que um dano físico no seu veículo pode ser revertido, ou o carro trocado, mas uma vida prejudicada não é passível de reparos. Por isso, é importante agir com responsabilidade no que diz respeito aos cuidados com o seu carro.

Além de evitar rodar com um pneu careca, é muito importante que você mantenha a revisão do veículo em dia, bem como a sua manutenção de freios. Isso também garantirá que nenhum dos problemas mencionados venha a acontecer com o seu carro ou com a sua moto.

Agora que você entendeu por que utilizar pneu careca é um perigo para você e todos aqueles que estão transitando à sua volta, que tal ficar por dentro de outros conteúdos que ajudem a manter a sua segurança? Siga-nos no Facebook e no Instagram e acompanhe as nossas postagens!

Fonte: Porto Seguro