A evolução tecnológica remodelando a Indústria de Seguros

Nos últimos anos, a inovação se tornou uma tendência cultural e a transformação digital acelerou significativamente os processos de seguros, oferecendo às empresas não apenas novas ferramentas e estratégias, mas também modelos de negócios alternativos.

Mercado de tecnologia de seguros vai crescer ainda mais

A empresa Technavio estimou que o mercado de tecnologia de seguros irá crescer 45% ao ano. Dentre as tendências tecnológicas que determinarão o crescimento e o desenvolvimento do setor de seguros, estarão:

IA para análise preditiva em seguros;

A internet das coisas para prevenção de perdas;

Drones para avaliação de riscos e perdas;

Chatbots para otimizar a comunicação.

Até 55% dos processos de seguros serão automatizados até 2040

Confirmando as tendências, a McKinsey estimou que em 2030-2040, 10% a 55% dos processos de seguros serão automatizados (subscrição, processamento de sinistros, manutenção de registros, faturamento). O que tornará isso possível será a introdução da IA, já que ao analisar uma grande quantidade de dados, a IA em seguros poderá ajudar a tomar ações preventivas como: definir melhores preços de serviços, identificar candidatos a apólices de seguro de alto risco, detectar atividades fraudulentas, antecipar tendências no negócio de seguros e processar reivindicações mais rapidamente.

Novas soluções que tornam as estradas mais seguras

A tecnologia agora também é capaz de iniciar e concluir suas próprias estimativas, diz novo estudo. O Auto Claims 2023: Fine-Tuning The Moving Parts Of Total Loss apresenta as maneiras pelas quais a tecnologia está fornecendo soluções para tornar as estradas mais seguras e melhorar os processos internos para as transportadoras. À medida que as montadoras instalam ferramentas anticolisão em novos modelos, as seguradoras estão investindo em ferramentas digitais para criar eficiências, com 39% dos entrevistados vendo um benefício de tais investimentos, disse o estudo.

Cotação de seguro é impulsionada por Dados

De acordo com Frank Cesario, diretor de reclamações nos Estados Unidos da LexisNexis Risk Solutions, que participou do relatório mencionado acima. o processo de obtenção de uma cotação de seguro costumava ser oneroso “Mas hoje é impulsionado por dados e o resultado é um processo muito mais rápido e contínuo para os clientes. Os departamentos de sinistros podem aproveitar os dados para atingir esse mesmo objetivo”, disse ele.

“A IA é inteligente o suficiente para iniciar e concluir uma estimativa por conta própria”

A análise preditiva pode determinar se um veículo é reparável ou uma perda total com base em fatores como ano, modelo, tipo de impacto, se o veículo pode ser dirigido e se os airbags foram acionados, disse o relatório. Além disso, depois que um veículo é transferido para um pátio de salvamento, o streaming de vídeo pode ser usado para concluir a estimativa e finalizar uma decisão, com tecnologias de mapeamento de calor orientadas por IA identificando áreas de dano, disse o relatório. “A IA é inteligente o suficiente para iniciar e concluir uma estimativa por conta própria”, disse Lance Ondrej, diretor de operações da Germania Insurance, com sede no Texas, no relatório.

SuperApp que aprimora a experiência do cliente

O uso avançado de algumas ferramentas tecnológicas, tem colocado a experiência do cliente no centro dos negócios e é hoje uma das principais alavancas nas quais as empresas podem intervir para melhorar os resultados do negócio. Sabendo disso e, ainda, buscando contribuir com a transformação digital da indústria securitária, a Tokio Marine lançou um Super App para aprimorar a experiência do cliente.

Com o objetivo de ser um agregador de serviços, o SuperApp Tokio Marine, disponível para dispositivos Android e IOS, permite, por exemplo, acesso à 2ª via de apólices, documentos, assistência 24h e pagamentos, inclusive via PIX. Ainda é possível acessar o clube de benefícios exclusivo, o Tokio Indica; conhecer a agenda de shows do Tokio Marine Hall e organizar todas as apólices, mesmo de outras congêneres, em um único canal. O SuperApp também pode ser utilizado por quem não é cliente da Tokio, que terá à disposição benefícios como descontos e acesso aos cotadores da Companhia.

Plataforma No-code para ampliar a vantagem competitiva de pequenas e médias corretoras

Plataforma No-code é uma ferramenta que possui uma estrutura modular que permite a criação de aplicações simples para qualquer pessoa, sem nenhum conhecimento de programação, com facilidades como “arrastar e colar”. Esse tipo de plataforma é destinada principalmente para profissionais ou organizações que não possuem conhecimento em desenvolvimento, em especial micro e pequenos empreendedores que não possuem um setor de TI ou, quando possuem, querem diminuir suas demandas.

A insurtech Onli desenvolveu sua plataforma No-code, uma solução moderna e intuitiva, a partir de uma necessidade de mercado, já que 70% das corretoras que chegam até a insurtech são pequenas e médias e suas demandas não condizem com o custo que uma plataforma personalizada gerava. Para solucionar isso, a Onli criou o No-code, uma plataforma onde a corretora pode adquirir uma solução com funcionalidades pré-definidas que atendem a várias necessidades das corretoras.

Ferramenta digital para otimizar as vendas dos corretores

A Baeta, a maior assessoria de seguros do Brasil, especializada em prestar atendimento comercial, técnico e operacional para os corretores de seguros, possui uma plataforma para oferecer aos corretores ferramentas que otimizem suas vendas. Com o nome de BaetaPRO, a plataforma reúne soluções diversificadas para prover o profissional com tudo o que precisa para decolar nas vendas de forma rápida, precisa e simples, num único ambiente tecnológico. Dentre as ferramentas disponíveis estão: Marketing Digital, Baeta Academy, LeadsClube, Planos de assistência, Selo Corretor Parceiro, Crédito, Criação de Site e várias outras.

A inovação não pode parar

As novas tecnologias estão transformando o ramo segurador por meio do enriquecimento da experiência digital dos clientes, da redução de custos operacionais e da melhoria geral dos serviços prestados pela indústria seguradora. Assim, com os resultados altamente positivos do investimento e do uso das ferramentas tecnológicas pela indústria de seguros, é importante que os players elevem a capacidade de colocar os clientes e a tecnologia no centro dos negócios para manter o mercado inovando a todo instante e garantir sua constante evolução.

Fonte: Insurtalks