SURA apresenta sete perspectivas que definirão os rumos da América Latina em 2023

Como todos os anos, o Observatório SURA revela quais serão os temas que marcarão o ambiente dos latino-americanos em 2023. Em seu relatório, destacam-se os novos desafios e oportunidades para a região em um contexto marcado pelo conflito Rússia-Ucrânia, as mudanças políticas em vários países da América Latina e as defasagens da pandemia de COVID-19 que ainda são percebidas na região e no mundo. A SURA aponta as principais questões que marcarão os cenários político, econômico e social da região neste ano, a inflação mais alta em décadas, a desconfiança crescente, a deterioração da segurança alimentar e as pressões geopolíticas serão os desafios que colocarão à prova governos e cidadãos.

Esses fenômenos revelam os desafios políticos, sociais e econômicos que testarão a resiliência dos 665 milhões de pessoas que habitam a América Latina em meio a altos níveis de volatilidade local, regional e global. “Em um momento sem precedentes para a região, o relatório do Observatório SURA fornece dados, cenários e sinais que nos permitem compreender melhor o ambiente e o território. Com isso, buscamos oferecer ferramentas para que pessoas e empresas enxerguem além do óbvio e possam tomar melhores decisões, transformando situações de alta incerteza em oportunidades”, afirma Juana Francisca Llano Cadavid, presidente da Suramericana.

Neste contexto, a SURA, enquanto empresa de gestão de tendências e riscos, apresenta as perspectivas para 2023: Em 2023 haverá uma cidadania mais participativa e diversificada na região, com maiores expectativas e demandas dos governos de plantão. São cada vez mais vozes que se juntam aos debates públicos, pelo que se abre uma janela de oportunidade para reconstruir a confiança, aumentar a transparência, a responsabilização e promover o reforço da dinâmica democrática a todos os níveis. Após um robusto calendário eleitoral na região com eleições presidenciais definidas no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru; os legislativos da Colômbia, Costa Rica e Brasil; e as eleições no Chile, México e Peru, revelou-se que os cidadãos hoje mostram maior desencanto com os sistemas democráticos e, por sua vez, maior vontade de participar. Com o aumento das tensões geopolíticas, países como a China estão cada vez mais atentos à América Latina como cenário de oportunidades, investimentos e cooperação.

Em 2022, o cenário global foi marcado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que também envolveu indiretamente os países membros da OTAN. Além disso, com o endurecimento das sanções contra a Rússia, o mundo observou com preocupação como aquele país fortaleceu as relações com Estados autoritários como Irã e Coreia do Norte. Em 2023, além dos efeitos daquele conflito, as atenções se voltarão para a histórica rivalidade entre Estados Unidos e China em decorrência de diversos fatores, entre eles: o choque de interesses no Mar da China Meridional, posições quanto à soberania de Taiwan e a crescente influência econômica e política da China na América Latina, África, Ásia Central, Oceania e Europa. Nesse contexto, a América Latina se tornará um cenário de oportunidades neste ano, especialmente por meio de investimentos em infraestrutura com rodovias, aeroportos, portos e comunicações. De fato, projetos desse tipo já avançam em vários países da região, desde Argentina e Chile até a Costa Rica.

O ano de 2022 trouxe consigo a maior inflação global em décadas. Por isso, será fundamental que em 2023 os governos da região estabeleçam políticas monetárias e fiscais que visem aliviar a pressão inflacionária e que, por sua vez, promovam a cooperação multilateral. Segundo o relatório da SURA, a inflação alta é um fenômeno global causado pela dinâmica de recuperação econômica na maioria dos países após a pandemia, como consequência do conflito entre Rússia e Ucrânia que impactou os preços internacionais de muitas matérias-primas e, finalmente, devido à valorização do dólar frente à maioria das moedas do mundo, que dependem em grande parte das importações negociadas com essa moeda. No entanto, os sinais da região indicam que, embora o custo de vida continue alto, seu aumento será moderado a partir deste ano. O Fundo Monetário Internacional prevê que a inflação mundial passe de 8,8% em 2022 para 6,5% em 2023 e 4,1% em 2024.

A deterioração do tecido social será um dos desafios mais relevantes a nível global, regional e local para 2023 e anos seguintes. Como resultado, os governos da região têm a oportunidade de realizar ações coletivas contundentes que permitam administrar a redução das brechas sociais e dos fatores econômicos e políticos que afligem as sociedades latino-americanas. Como o Fórum Econômico Mundial apontou em seu último relatório ‘Global Risks’: a erosão do tecido social é o risco com maior deterioração nos últimos dois anos, sendo um risco constante no curto e longo prazo, assim como as ameaças ambientais. No entanto, a coesão social está intimamente ligada à confiança. Assim, na medida em que se aprofunda a participação democrática e se fortalece a relação entre as instituições e os cidadãos, também se fortalece o tecido social.

Devido às suas condições climáticas e geográficas, a América Latina tem potencial para se tornar a grande “despensa” do planeta. Este ano, os cenários político, social e econômico acentuarão esse potencial e abrirão maiores oportunidades para a região. Como vem apontando o relatório de conjuntura apresentado pela SURA, a crise de abastecimento e a deterioração das condições socioeconômicas são fenômenos que têm afetado o desenvolvimento da região. Isso será um obstáculo para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de “Fome Zero”, já que os governos têm sofrido enormes retrocessos nos planos traçados para garantir a segurança alimentar em suas regiões, somando-se a isso os eventos climáticos extremos. Como equilibrar as demandas ambientais com os enormes desafios econômicos deste novo ano? Essa será uma questão crucial em 2023. As questões de cidadania por ações sustentáveis ​​ganham cada vez mais volume no debate público, por isso um dos grandes desafios dos governos e empresários para 2023 será equilibrar essa demanda com os desafios econômicos.

Atualmente, há uma transição desordenada para a descarbonização, uma série de crises geopolíticas que impõem desafios ambientais e sociais e uma desigualdade crescente como resultado das mudanças climáticas e da violência. Por isso, em 2023 as empresas verão com mais clareza que integrar fatores ESG em todos os níveis da organização é muito mais do que uma estratégia de competitividade. O ano de 2023 será marcado pelo fortalecimento de uma nova forma de fazer negócios, pautada pela sustentabilidade, geração de valor e propósito. Até 2023, a Inteligência Artificial (IA) é projetada como um dos campos de crescimento mais rápido, graças ao seu potencial de transformação em setores como: prestação de serviços, medicina e agricultura. Na última década, essa tecnologia avançou a passos largos, em parte devido às inovações da computação e ao valor que grandes empresas encontram nelas em termos de eficiência, margem de erro reduzida, trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana e implantação em momentos de crise. O crescimento desse tipo de inovação avançará exponencialmente em 2023, estando cada vez mais acessível e presente no dia a dia das pessoas.

2023: um ano determinante

Esse ano está cheio de desafios e entender um ambiente em constante transformação será a chave para transformar tendências e riscos em oportunidades. Por esta razão, a SURA procura permanentemente explorar, descrever, compreender e identificar as mudanças no ambiente de toda a região. “O mundo está se transformando em velocidades inimagináveis ​​e, embora não possamos prever o futuro, podemos construí-lo. Na SURA somos capazes de ir mais longe e expandir nosso alcance com novos modelos de negócios. Em 2023, continuaremos proporcionando às pessoas e empresas novas visões que permitam administrar melhor suas vidas e seus negócios em meio a múltiplas incertezas”, garantiu Juana Francisca Llano, presidente da Suramericana.

Acesse o documento completo aqui. 

Fonte: Seguro Total