Artigo Entidade Laço Amarelo: Como andar de bicicleta

O Programa Laço Amarelo traz nesse mês alguns lembretes para você que está por aí de transitando de algum modo. Nosso tema central é a bicicleta, pois ela é um importante meio de transporte e em muitas cidades, é o principal modo de locomoção da maioria da população. Mas, não é só isso: a bicicleta contribui para desafogar o trânsito, melhora a saúde de quem a utiliza e não polui o meio ambiente. Ou seja, a bicicleta é só benefícios!

Mas, é preciso cuidados ao andar de bike e mesmo que você não tenha o hábito de pedalar, você pode conhecer alguém que o faça e, conhecer os riscos e orientar quem está por perto faz toda diferença. Por isso, é importante conhecer a importância da bicicleta para uma da mobilidade humana, segura e sustentável para nossas cidades.

Você pode não andar de bike hoje mas, com certeza, teve bicicleta quando criança. Ou, hoje adulto, comprou uma bicicleta para filhos, sobrinhos ou netos. Ou seja, a bicicleta é um objeto que passa pela vida da gente em muitos momentos, por isso, é tão importante saber como usá-la com segurança.

Lembrando que, pela definição do CTB, bicicleta é um veículo e como tal, precisa seguir as regras previstas como seguir a mão de direção e toda legislação de trânsito, como por exemplo a placa de PARE ou o indicação do semárofo. Além disso, ela deve estar equipada com os itens de segurança obrigatórios, que são espelho retrovisor (lado esquerdo), campainha e adesivos refletivos instalados na dianteira, traseira, lateral e nos pedais.

O primeiro recado para quem não anda de bike é respeitar quem faz essa opção. Cada vez, que um ciclista está na rua, é um carro a menos transitando. Porém, andar de bicicleta numa grande cidade requer muitos cuidados que não devem ser renegados pelos ciclistas, como usar equipamentos de proteção, seguir as regras e jamais usar o celular enquanto pedala.

Outro recado importante é que: jamais pedale em rodovia. Esse não é um local seguro. Procure sempre ciclovias ou ciclofaixas ou os locais onde há menos carros transitando, como ruas de bairros. Andar de bike é gostoso e pode mudar sua saúde. E para você que está noutro tipo de veículo, respeite e proteja quem está de bicicleta. É seu dever enquanto condutor e sua obrigação de cidadão. Ensine quem não sabe, dê exemplo para quem está perto. No trânsito, escolha a vida. Programa Laço Amarelo.

SindsegSC

O SindsegSC- Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 98 anos de existência. É também desde 2020, uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: Entidade Laço Amarelo