Seguradora SURA comemora lucro e credita crescimento ao bom relacionamento com corretores de seguros

A Seguros SURA completa sete anos do Brasil em 2023 e o CEO Jorge Andrés Mejía afirma que a equipe está afinada para consolidar o crescimento da companhia no mercado brasileiro. Desde que assumiu o cargo em 2020, o executivo faz um raio X das oportunidades e desafios que podem potencializar a marca de um dos maiores grupos seguradores da América Latina no país. “Nossos planos priorizam a diversificação do portfólio de produtos e de canais, com parcerias sob medida com corretores de seguros, e muita tecnologia embarcada para dar sustentabilidade a nossa estratégia que visa levar proteção financeira e patrimonial para pessoas e para empresas”, disse.

Com uma equipe jovem, o CEO afirma que a seguradora começa 2023 pronta para atender as necessidades de corretores de diferentes portes e nichos de atuação. “Temos prosperado em nossas parcerias por estarmos muito próximos dos corretores de seguros. Em nossas conversas, ouvimos o que eles precisam para atender seus clientes e como a SURA pode estar mais presente nesta jornada. E este relacionamento tem dado excelentes frutos para todos”, afirma Mejía, que antes de assumir o comando no Brasil foi, por seis anos, CEO da SURA Panamá, numa carreira que contabiliza mais de 30 anos de atuação em seguros.

Daniel Betancur, vice-presidente de negócios e operações da SURA, comemora os números obtidos em 2022. O lucro líquido da companhia em 2022 foi de R$ 1,7 milhão e as vendas superaram, pela primeira vez, R$ 1 bilhão (1.063.982,00). “Temos certeza de que é o primeiro bilhão de muitos”, comemora.

Em 2023, os esforços estão em incrementar as carteiras de vida, residência, auto único, empresarial e de seguros de mobilidade. “Temos uma oportunidade enorme no Brasil para criar produtos. Por isso investimentos mais de R$ 20 milhões em plataformas que melhorem a experiencia de nossos corretores e segurados”, acrescenta Rodrigo Fujita, diretor técnico da seguradora.

Um dos produtos com grande potencial de crescimento, segundo Fujita, é o seguro de vida em grupo. O seguro de bicicletas, já disponível e com forte demanda, é tratado com amor e carinho, por gerar muito valor na relação com o cliente. “Cada dia temos mais adeptos a bicicleta como meio de transporte e acreditamos que este movimento deve continuar crescendo nos próximos anos. Temos uma solução completa de serviços, que atrai o consumidor preocupado tanto com roubos como com acidentes”.

O seguro Auto Único SURA possui coberturas exclusivas para carros com valores a partir de R$ 220 mil. Além de todas as coberturas básicas de um seguro auto convencional, a apólice garante cobertura automática de despesas de locomoção, em caso de sinistro, sendo que o segurado escolhe a forma como quer utilizar a verba para as suas locomoções diárias, bem como assessoria de gerenciamento de crise e danos à imagem social na ocorrência de sinistros de danos corporais.

No residencial, a seguradora registrou crescimento de 104% em 2022. Com a adesão das empresas ao home office, a apólice passou a ofertar coberturas como a Microempreendedor e Escritório na Residência para proteger o cliente contra danos aos bens essenciais que fazem parte do trabalho do segurado, seja ele microempreendedor ou CLT. Danos causados acidentalmente por hóspedes ou inquilinos a residência anfitriã também foi uma das novidades do seguro. A cobertura garante até a permanência do hóspede ou inquilino danos causados acidentalmente aos bens da residência segurada. “Com serviços diferenciados, temos uma meta de crescer 50% nesta carteira em 2023″, comenta Fujita.

Hoje a companhia conta com 2,5 mil corretores cadastrados. A intenção é crescer com consistência de relacionamento. “Temos conversado com muitos profissionais para entender o que eles querem em produtos, em facilidades no dia a dia da gestão da corretora e o que mais pode agregar valor para que ele tenha sucesso. Consequentemente, nós crescemos junto com ele. Esse é o alvo do nosso relacionamento”, diz Mejía, reconhecido por ser um líder visionário, próximo, aberto e conectado com as necessidades das pessoas.

Com esta visão 360º, a Seguros SURA registrou crescimento de 50% no número de corretores classificados como recorrentes. Ou seja, que têm mais de três negócios por mês com a seguradora, há mais de oito meses. “Este modelo de parceria, ganha ganha, é de longo prazo, pautado pela entrega de valor por atender a necessidade das pessoas, pela qualidade e pelo cuidado dos profissionais e dos clientes. A ideia é que, até 2024, a empresa seja vista como um lugar que protege as pessoas e comercializa produtos de forma simples, transparente, acessível e que atende as necessidades dos consumidores”, enfatiza o CEO.

Jorge Andrés Mejía responde para Juana Francisca Llano, primeira mulher a presidir a Suramericana, braço que controla a seguradora que tem a Munich Re entre os acionistas e está presente em 9 países da América Latina. Desde que assumiu a posição em 2020, ela afirma que sua missão é entregar bem-estar e competitividade aos mais de 23 mil colaboradores da empresa. “Como organização devemos cuidar das pessoas em dois aspectos: primeiro, de suas vidas, depois, de seus trabalhos através da solidez da empresa. Esses princípios aliados à conversa diária nos guiaram nesses últimos anos e meio e continuam nos guiando”, comentou em entrevista ao Valor, quando visitou o Brasil.

Em 2022, a SURA foi certificada mais uma vez com o selo Great Place to Work® e está no grupo das Melhores Empresas para se Trabalhar do GPTW no Brasil. Além do foco em bem-estar dos mais de 340 funcionários, a SURA pretende reforçar a atuação sustentável da empresa.

Fonte: Sonho Seguro