Após verão atípico, outono requer cuidado redobrado com a pele

Uma das principais características do outono são as temperaturas amenas. E junto com elas, vem a baixa umidade do ar, deixando nossa pele mais suscetível ao ressecamento e às alergias. Os especialistas orientam que a rotina de skincare deve acontecer diariamente em todas as estações, mas no outono os cuidados devem ser redobrados, principalmente após um período de verão atípico, com chuvas acima da média e alta umidade, por conta da intensificação do fenômeno La Niña.

Segundo o dermatologista Dário Rosa, nessa época do ano há uma tendência ao ressecamento do tegumento (conjunto formado pela pele e seus anexos – cabelo, pelos e unhas, por exemplo), levando inclusive ao agravamento e possíveis crises de condições pré-existentes, como a dermatite atópica. “A pele sofre os impactos das diferenças bruscas no clima, como deve acontecer entre essas duas estações. Os cuidados, no outono, precisam ser direcionados especialmente à hidratação, para tentar manter ao máximo a saúde da pele e minimizar os danos”, alerta.

Para orientar sobre o que fazer para manter a pele saudável na nova estação, o especialista dá dicas simples! Anote aí:

- Evite banhos quentes e demorados. Eles favorecem a perda da água da pele e a retirada dos óleos naturais, deixando-a mais ressecada.

- Dispense as buchas. Elas causam uma limpeza agressiva e retiram mais ainda os fatores de hidratação da pele.

- Use sabonetes neutros/suaves, tanto para o corpo quanto para o rosto, que não retirem a oleosidade natural da pele.

- Utilize hidratantes corporais logo após o banho e com a pele ainda úmida; isso vai potencializar o poder do cosmético.

- Se preferir, aposte nos óleos corporais. Eles formam uma barreira protetora contra a perda de água da pele no chuveiro. Produtos com manteiga de karité, ureia e óleo de amêndoas podem ajudar bastante.

- Use protetor labial. Eles evitam que os lábios rachem e ressequem com a mudança no clima.

- Inclua a vitamina C na sua rotina. Ela ajuda a manter o brilho do verão nos meses mais frios, recuperando a luminosidade e a firmeza da pele.

- Tenha uma alimentação saudável. Frutas, legumes e verduras contribuem tanto para a saúde quanto para a pele, unhas e cabelos.

A dermatologista Anelise Dutra alerta ainda para o uso do filtro solar. “Mesmo nos dias frios e nublados não podemos esquecer de usar o protetor. Faça chuva, faça sol, não dá para sair de casa sem proteção”, diz a médica reforçando a necessidade de reaplicar o produto a cada duas horas em média.

Para finalizar, ela lembra que cada pele reage de uma forma diferente nas mudanças de estação. “Cada paciente tem que ser analisado de forma única, por isso é importante consultar o seu dermatologista para saber mais detalhes de como cuidar da sua pele especificamente, não só durante o outono, como durante o resto do ano”.

Fonte: SEGS | Redação MXP