Saiba como a Tokio Marine está promovendo o desenvolvimento sustentável

Você provavelmente já ouviu falar em ESG. O termo vem do inglês (Environmental, Social e Governance) e trata de ações claras e objetivas alinhadas ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio delas, empresas comprometem-se com o desenvolvimento sustentável nos negócios, avaliando impactos ambientais e contribuindo para uma sociedade mais justa.

No mercado securitário, o tema é balizado pela Circular nº666 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). O documento estabelece requisitos de sustentabilidade que devem ser observados pelas organizações do setor de seguros. A circular entrou em vigor em junho de 2022, porém a atuação da Tokio Marine em prol de uma sociedade mais justa e ambientalmente adequada é histórica, sendo reconhecida pelas suas inciativas de caráter social e humanitário nos 46 países em que está presente.

No Brasil, há cerca de 70 ações da companhia com esse viés, que estão sob o Tokio ESG, considerado um pilar estratégico da seguradora. Algumas delas resultam em números expressivos, como as mais de 400 toneladas de materiais destinados à reciclagem provenientes de veículos sinistrados e sucateados, entre janeiro e setembro de 2022. Outro destaque é na promoção da liderança feminina, já que, atualmente, cerca de 44% dos cargos de chefia na Tokio Marine são ocupados por mulheres – sendo este um dos motivos que fizeram a empresa ser eleita pelo 3º ano consecutivo como a melhor seguradora para se trabalhar de acordo com o Great Place to Work.

A Tokio Marine ainda desenvolve diversas ações de engajamento social voltadas ao público interno e externo, como o Sementes do Brasil, programa que oferece oportunidade de educação para jovens entre 15 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social; a Universidade Corporativa Tokio Saber, que incentiva o autodesenvolvimento e a formação dos colaboradores. Outra iniciativa é o Tokio do Bem, programa interno de incentivo ao voluntariado, no qual os colaboradores têm a oportunidade de participar de uma série de ações voltadas a melhorar a qualidade de vida de diversos grupos sociais.

A companhia também mantém patrocínios e apoios a projetos, como o Teleton e a plataforma Abre Portas, do Instituto Quimioterapia & Beleza, que promove a recolocação de profissionais com câncer no mercado de trabalho; patrocínio a corridas de ruas, como a Pink Run, evento que busca gerar conscientização sobre o câncer de mama; e apoio ao Co-League, projeto do voleibol brasileiro que une esporte com educação.

Para mais informações, clique aqui e acesse a página sobre as práticas ESG da Tokio Marine.

Fonte: CQCS