Celular e direção não combinam

O celular é algo que traz tantas facilidades para o cotidiano que se tornou essencial na vida da maioria das pessoas. Porém, o aparelho torna-se perigoso quando é utilizado no momento de conduzir algum veículo.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), com informações do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), contabilizou 250 mil flagrantes de uso de celular ao volante em um levantamento de 2021. Além disso, a análise mostrou que, a cada hora, 28 condutores utilizaram o aparelho enquanto estavam dirigindo.

Para atender um telefonema é necessário que o condutor fique com apenas uma mão no volante e divida a sua atenção com que está ouvindo pelo celular. No caso de escrever uma mensagem a situação torna-se ainda mais perigosa pois exige que o olhar seja direcionado para a tela do celular.

O resultado dessas atitudes pode cobrar um preço alto, a vida. Por isso, recomenda-se deixar para verificar os recados eletrônicos após chegar no destino ou encostar o veículo para que o motorista esteja focado em apenas uma coisa.

Analise se está usando o aparelho da maneira correta e contribua para a melhoria da segurança no trânsito. A prática de atitudes responsáveis nas estradas é benéfica para todos pois todos necessitam dele para fazer seus caminhos diários. No trânsito, escolha a vida.

SindsegSC

O SindsegSC - Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 98 anos de existência. É também desde 2020, uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras