Roberto Santos participa de almoço promovido pelo SindsegSC

O Diretor Presidente da Porto Seguros e Presidente do Conselho de Administração da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros), Roberto de Souza Santos, foi o convidado do 1º Almoço do Mercado Segurador Catarinense, promovido pelo SindsegSC (Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina) no último dia 16/05.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre autoridades, seguradores e corretores de seguros na casa de eventos Moinho do Vale, em Blumenau/SC, dentre eles quatro ex-Presidentes da entidade (Antenor Vasselai, Sérgio Passold, Paulo Luckmann e Rogério Spezia), além do Presidente do Sindseg/RS, Guilherme Bini e do Conselheiro Efetivo do Sindseg PR/MS, Wilson Bessa Pereira.

Entidades representativas do mercado de seguros de Santa Catarina também marcaram presença, como o Presidente do CVG/SC (Clube de Seguros de Vida e Benefícios de Santa Catarina), Felipe Carvalho, a Presidente do Clube da Pedrinha de Santa Catarina, Kátia Pacher, o Reitor do Clube da Bolinha de Santa Catarina, Rogério Schmaufuss e o 1º Vice-Presidente do Sincor/SC (Sindicato dos Corretores de Seguros de Santa Catarina), Auri Bertelli.

O Presidente do SindsegSC, João Amato, abriu o evento logo após receber a chave de Santa Catarina pelas mãos do vice-presidente da entidade, Rodrigo Chavantes.

Em seu discurso, o presidente ressaltou o desafio de assumir a presidência do SindsegSC e a responsabilidade de representar os interesses do mercado segurador catarinense. Amato fez questão de agradecer o apoio que vem recebendo das seguradoras associadas ao sindicato, seus colaboradores, integrantes dos grupos de trabalho regionais e aos corretores de seguros.

Fez, também, um agradecimento especial ao convidado e palestrante do dia, Roberto Santos, que “não mediu esforços para nos atender e trazer, como líder do mercado segurador nacional, conteúdo mostrando o cenário atual e as expectativas do mercado de seguros”.

Confira a íntegra do discurso de João Amato no 1º Almoço do Mercado Segurador Catarinense.

Palestra

Roberto Santos traçou um panorama do momento atual e as expectativas do mercado de seguros.

De início, o Presidente do Conselho de Administração da CNseg falou sobre as ações da entidade com relação a determinadas situações que vêm ocorrendo no mercado, principalmente no que se refere à legislação e regulamentações do setor de seguros.

Em seguida, Roberto Santos abordou o PDMS (Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros), elaborado com a contribuição das Federações, da CNseg, da Fenacor e também dos Sindicatos, e sua agenda proativa.

Roberto afirmou que o PDMS está muito bem estruturado. “São quatro pilares formatados com iniciativas e ações totalmente exequíveis. Obviamente que é preciso da disciplina e da dedicação de todos os entes do mercado – seguradores, corretores de seguros e também do Governo em determinadas iniciativas – para que tudo o que foi planejado possa acontecer de fato”, alertou. Segundo ele, a meta estabelecida pelo Plano é totalmente factível. “Acredito que conseguiremos elevar, sim, a participação do mercado para 10% do PIB, levando o mercado de seguros para o patamar que ele merece”, ressaltou.

Encerrando a palestra, trouxe algumas constatações e preocupações com reações a práticas do dia a dia que afetam a experiência de quem é mais importante em todo o ecossistema do mercado de seguros, que é o segurado.

Após a palestra, Roberto Santos, em entrevista à Seguros em Foco, falou sobre a importância do evento promovido pelo SindsegSC. “A palavra chave aqui é alinhamento. Este evento promovido pelo SindsegSC é importante para colocar todo mundo no mesmo frame. E o papel da CNseg é exatamente este, de levar para as diversas regiões uma mensagem de união importante para que este Plano seja possível. Não pensei duas vezes em aceitar o convite do SindsegSC para poder vir passar uma mensagem forte, firme e de grande importância para o mercado”, Finaliza Roberto.

Nova Gestão

Este foi o primeiro evento oficial de João Amato como Presidente do SindsegSC. Ele assumiu o cargo em março deste ano, dando continuidade à Gestão 2022/2025. “Me sinto privilegiado de assumir o SindsegSC em um momento tão importante e desafiador para a entidade, que ruma para comemorar o seu centenário. Estou pronto para somar com o SindsegSC, com as associadas e com os corretores, enfim, somar com o Estado de Santa Catarina”, afirma João Amato.

Com 28 anos de experiência no mercado de seguros e há 11 anos na Zurich Brasil Seguros, João Fazio Amato Neto é graduado em Marketing e possui MBA em Gestão de Negócios e ocupa o cargo de Diretor Comercial Regional Sul da Zurich Seguros.

Em entrevista exclusiva para a Seguros em Foco, João Amato lembra que o SindsegSC, além dos eventos de mercado, tem uma atuação muito forte junto com à comunidade, promovendo diversas ações de conscientização que vão muito além do mercado de seguros. “O SindsegSC tem um viés social muito forte, com ações práticas que tem como finalidade não somente esclarecer temas ou apoiar projetos, mas contribuir com o desenvolvimento da sociedade catarinense”.

Com relação ao PDMS (Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros), o Presidente do SindsegSC destaca o papel das entidades no esclarecimento da população. “Temos de manter sempre em vista a importância de passarmos para a sociedade o quanto podemos impactá-la positivamente, principalmente através do que o mercado de seguros devolve em indenizações, proporcionando a segurança de continuidade mesmo diante de imprevistos que, por muitas vezes, criam dificuldades para famílias, empresas e negócios”.

Sobre o evento, Amato destacou sua importância para o mercado de seguros de Santa Catarina. “Eu queria reforçar que hoje é um dia muito importante para o SindsegSC, pois estamos escrevendo mais um capítulo da nossa história com a realização do 1º Almoço do Mercado Segurador Catarinense. Santa Catarina merece este encontro e prova disso foi a presença dos profissionais que prestigiaram este evento e que, além de formadores de opiniões, são também multiplicadores do bem”.

“Estou muito feliz em liderar o Sindicato e juntos construir a história rumo aos nossos 100 anos, que será comemorado em 2024. Para mim é ao mesmo tempo um privilégio e uma grande responsabilidade estar à frente da entidade neste momento histórico, mas tenho certeza de que, com o nível do quadro diretivo que temos e com o apoio que sempre tivemos das nossas associadas, faremos desta uma data marcante, à altura que uma entidade como o SindsegSC merece”, conclui João Amato.

Confira as fotos do evento

Fonte: Seguros em Foco