SindsegSC realiza painel intitulado ‘No trânsito, escolha a vida’

No dia 25 de maio, quinta-feira, ocorreu o painel ‘No trânsito, escolha a vida’ no Hotel Himmelblau em Blumenau/SC. Neste ano, o evento reuniu seis painelistas mulheres que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre segurança no trânsito. As painelistas convidadas foram a CB BM Amanda Carolina Duarte, Delegada Regional Juliana Cintia de Souza Tridapalli, Presidente do BC Trânsito Magali Nunes Ignácio, GMT Pâmela Tavares, Professora Clarissa Josgrilberg Pereira e SD PM Juliana Kestring Machado.

O painel iniciou com um delicioso coffebreak e após, os presentes foram direcionados para sala Munique onde ocorreu o debate. O cerimonialista da noite foi Rogério Weber e a mediação ficou por conta da Diretora do SindsegSC, Salete Monteiro.

Cerimonialista da noite, Rogério Weber

O cerimonial iniciou com a exibição do vídeo da Diretora de Políticas Públicas e Programas do SEIDEP (Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto), Bruna Daniel, que há 15 anos sofreu um acidente de carro durante um passeio familiar. No ocorrido, Bruna tirou o cinto de segurança para amamentar o seu filho e pouco tempo depois ocorreu o acidente que a deixou paraplégica.

Após o Hino Nacional, a Sra. Salete Monteiro, proferiu seu discurso. Em sua fala, enfatizou que quando estamos transitando, seja a pé ou com algum veículo, passamos a ter responsabilidade pela nossa vida e pela vida daqueles que estão à nossa volta. Além disso, trouxe a reflexão de que a maioria dos acidentes são causados por conta de um momento de imprudência, ou seja, poderia ter sido evitado. Finalizou o seu discurso com dados do setor de seguros e os seus agradecimentos.

Mediadora da noite, Salete Monteiro

Em seguida, a vereadora da Câmara Municipal de Blumenau, Sra. Silmara Miguel, realizou uma homenagem à comissão do Movimento Maio Amarelo. O chefe da Escola Pública de Trânsito (EPT) e coordenador da comissão do Movimento Maio Amarelo, Marco Rebello, recebeu das mãos da vereadora uma Moção de Louvor pelo excelente trabalho realizado em prol da segurança no trânsito.

Entrega da homenagem para a Escola Pública de Trânsito

O cerimonialista prosseguiu o momento convidando todos os painelistas e a mediadora a assumirem os seus lugares no palco. O minicurrículo de cada uma também foi apresentado para o público.

Painelistas convidadas

As palestrantes trouxeram relatos de diversos acidentes que vivenciaram no dia a dia da profissão e que poderiam ter sido evitados com atitudes responsáveis no trânsito. Além disso, foi argumentado que nenhuma pessoa está imune de sofrer um acidente, mas as escolhas prudentes podem fazer muita diferença no cuidado à vida. Também foi destacado que o caminho para melhorar a segurança é a conscientização da população, em especial as crianças, que por meio da educação no trânsito transmitem as boas condutas para os seus pais.

Outro ponto, para contribuir no dia a dia de todo ser humano, é o fato de ser gentil no trânsito, pois se o trânsito está caótico, nos leva a ter um povo caótico, mas a gentileza faz a diferença na vida de cada um.

Os profissionais de segurança e salvamento aproveitaram o momento para pedir que a população evite olhares curiosos no caso de uma ocorrência pois isso atrapalha o atendimento aos envolvidos e pode ocasionar mais um acidente.

A Presidente de Honra da A-Conseg Blu e apresentadora do programa "Ação e Cidadania na Comunidade", Salete Sbardelatti, também esteve presente mostrando seu apoio a causa. “ O Painél "No Trânsito, Escolha a Vida", tema do Movimento Maio Amarelo deste ano, realizado pelo SINDSEGSC, oportunizou a participação de mulheres de vários segmentos, em especial representantes na área da segurança pública e órgãos afins ligados ao setor de trânsito. Cada qual com sua experiência levou para o painél, informações e experiências de atuação e ações em prol de um trânsito mais humano e seguro. O evento muito bem prestigiado, contribuiu muito com o movimento. Parabenizo ao SindesegSC, pelas ações de cidadania e pela promoção da paz no trânsito ”, diz Salete.

O SindsegSC agradece a todas as painelistas por compartilhar as suas vivências e parabeniza cada uma pela bela trajetória profissional. Estendemos os agradecimentos para as pessoas que estiverem presentes mostrando a sua preocupação e comprometimento com a melhoria da segurança nas estradas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O SindsegSC é presidido por João Amato para Gestão 2022/2025.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras