MAPFRE aposta no microsseguro e quer dobrar base de Corretores

Em coletiva para a imprensa, nesta segunda-feira (29), a MAPFRE Seguros anunciou duas grandes novidades. A primeira delas é que a companhia vai atuar também com o foco no microsseguro, através de um projeto que levará diferentes produtos para comunidades carentes. Além disso, a seguradora faz planos para dobrar a base de Corretores de Seguros parceiros.

Segundo o CEO da MAPFRE Seguros, Felipe Nascimento, está em curso um projeto piloto para o microsseguro que busca, primeiro, entender as necessidades e ver quais produtos podem ser oferecidos. “Fomos para dentro das comunidades para compreender as necessidades dos moradores e nos surpreendemos positivamente sobre o que essas pessoas realmente precisam e a gente nem imaginava. Há uma série de microeemprendedores dentro da comunidade com necessidades importantes para não haver descontinuidade de renda. Da conversa com lideranças comunitárias, surgiram soluções interessantes. Por exemplo, se quebrar uma geladeira, talvez não seja preciso colocar uma nova. Um aparelho comunitário resolve isso. A gente não pensava nisso. Vamos fazer piloto, com a oferta de utensílios que na visão deles são muito importantes e afetam sua fonte de renda”, adiantou o executivo, sem entrar em detalhes.

Já está certo que serão oferecidos diferentes produtos para cada público, desde seguros que cobrem o negócio dos microempreendedores ao seguro de vida para o morador. “Já temos até bolsa de aposta interna para ver qual produto terá mais demanda”, revelou Nascimento.

Para a distribuição desses seguros, serão formados agentes locais, com treinamento na companhia. Além disso, será criado um “ecossistema” para garantir a prestação de pequenos serviços, como de eletricistas, também realizados por moradores da comunidade. “ É um projeto para o qual temos muito que aprender. Estamos testando também valores do microsseguro que os moradores tenham capacidade para pagar”, explicou o CEO da MAPFRE Seguros.

Corretores

Já com relação ao projeto de aumentar a base de Corretores de Seguros, Nascimento disse que a ideia é praticamente dobrar o número atual de parceiros, chegando a 34 mil profissionais cadastrados. “Os Corretores estão muito focados no seguro auto. Mas, a gente quer ampliar o leque de produtos. Temos, inclusive, um projeto de conscientização e treinamento dos Corretores para mostrar a importância de diversificar seus negócios”, acentuou o executivo.

Ele salientou ainda que a MAPFRE aposta na potencialização dos canais atuais, ou seja, os Corretores já cadastrados, e tem também “olhado” para os Corretores especialistas, além “dessa turma” do MGA (aquele que recebe autorização de uma seguradora para administrar programas de seguro e negociar contratos em seu nome, podendo atuar como intermediário entre seguradoras e corretores e/ou segurados). “Neste caso (do MGA), apenas para seguros de vida”, frisou.

Fonte: CQCS