Sábado é o Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é realizado anualmente, em todo o mundo, no terceiro sábado de setembro. A data serve para conscientizar sobre a importância de reduzir a poluição ambiental, ação que depende da atitude de cada um. No mundo, as ações do Dia Mundial da Limpeza acontecem em 197 países e territórios e já retiraram mais de 344.500 mil toneladas de resíduos de rios, praias, praças, mangues, ruas e etc. No Brasil, a ação é organizada pelo Instituto Limpa Brasil, com a adesão de mais de 1.200 municípios.

Em Chapecó, a data será marcada pelo Mutirão da Limpeza organizado pelo Colégio Dom Bosco com apoio da Prefeitura, do Verde Vida e do SindsegSC. O mutirão está programado para sábado, dia 16 de setembro, às 8h em diversos pontos da cidade: bairros Jardim Itália, Palmital, Desbravador, Bom Pastor, Maria Goretti e Centro. A ação reunirá estudantes, familiares e professores, além de voluntários do grupo de Escoteiros Xapecó e do Verde Vida. Haverá, ainda, uma ação no dia 21 de setembro, no bairro São Cristóvão, liderada Aurora Coop.

De acordo com a professora Juliana de Souza, representante do Colégio Dom Bosco junto ao Instituto Limpa Brasil, a expectativa é de que mais de 150 voluntários auxiliem no mutirão, colaborando com o ambiente e demonstrando a importância de retirar os resíduos das ruas e da natureza e dar o destino correto.

Limpa Brasil

A ação acontece com Mobilização Mundial: Let's do It, Mobilização Nacional: Instituto Limpa Brasil Let's do It, Teoria Verde, Apoio Nacional: Solar Coca-Cola, Apoio de Mobilização: World Wellness Weekend Brasil, Uninassau, Escoteiros do Brasil, Grupo Mulheres do Brasil, Graça em Ação, FIC (Fundação Internacional de Comunicação), Ákora. Parceiros: Planet Heroes, Com Atitude, Malala Filmes, Decathlon, Beach Park, Instituto Solví, UP Brasil.

O Instituto Limpa Brasil é o representante oficial no Brasil do Let´s do It!, maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos. A organização tem como missão promover educação e mobilização pública, de forma democrática e inclusiva, para erradicar o descarte inadequado dos resíduos, restaurando o meio ambiente, construindo uma cultura de reciclagem, consumo consciente, produções responsáveis e economia circular, gerando renda para catadores de materiais recicláveis.

Fonte: Colégio Dom Bosco