Entidade Laço Amarelo: jovens estão entre as principais vítimas nos acidentes de moto

O trânsito no Brasil apresenta desafios significativos, principalmente para os motociclistas, entre quais os jovens do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 24 anos, emergem como a parcela mais vulnerável. De acordo com o DataSUS, impressionantes 89% das vítimas de acidentes que envolvem motocicletas se enquadram nesse perfil, evidenciando uma situação crítica que exige atenção e ação imediata.

O aumento da popularidade das motocicletas como meio de transporte nas últimas décadas trouxe consigo uma série de desafios de segurança. A falta de estrutura viária adequada, juntamente com o aumento do tráfego contribui para um ambiente propício para acidentes.

Além disso, a infraestrutura urbana muitas vezes não é adaptada para garantir a plena segurança dos motoristas, principalmente motociclistas, aumentando assim os riscos associados a esse meio de locomoção.

Outro fator crítico é a falta de conscientização no trânsito. A inexperiência aliada a comportamentos arriscados aumenta exponencialmente o potencial para graves acidentes. É necessário, por parte dos motoristas, aderir às campanhas de conscientização específicas realizadas em prol da educação no trânsito, dessa forma, contribuindo com a paz nas estradas.

Questões socioeconômicas também desempenham um papel fundamental nesse cenário. Muitos jovens optam por motocicletas como meio de transporte devido à acessibilidade financeira e à facilidade de deslocamento. Ao mesmo tempo, frequentemente a falta de recursos impede a aquisição de equipamentos de segurança apropriados tornando os motociclistas ainda mais vulneráveis em casos de acidente.

A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre os cidadãos que utilizam as vias e é necessário que todos façam sua parte para garantir a redução de acidentes e vítimas. Priorize a vida e colabore com a diminuição de mortes entre motociclistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável. Congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense, e como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados. O SindsegSC representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras