Entidade Laço Amarelo: esteja atento e cuide também do próximo

Os motoristas de veículos grandes desempenham um papel fundamental nas estradas, não apenas pela eficiência no transporte de mercadorias, mas também na segurança de outros usuários, especialmente os motociclistas, que são mais vulneráveis. Diversas medidas devem ser tomadas para que no fim, o maior proteja o menor.

Motoristas de veículos maiores devem reconhecer a vulnerabilidade inerente aos motociclistas devido à sua exposição e menor proteção em comparação com veículos grandes. Colisões entre veículos de porte maior e motocicletas podem resultar em consequências graves devido à disparidade de tamanho e peso.

A conscientização sobre o espaço e a visibilidade também é essencial. Motoristas devem conceder espaço adequado aos motociclistas, evitando manobras bruscas e sinalizando suas intenções com antecedência. Verificações constantes dos pontos cegos também ajudam a garantir a segurança de todos os usuários da via.

Promover a conscientização por meio de programas educacionais é uma estratégia eficaz. Incentivar motoristas a participarem de cursos que abordem a coexistência segura com motociclistas pode resultar em comportamentos mais responsáveis e empáticos.

Outro ponto muito importante é o uso adequado dos espelhos retrovisores. Motoristas de veículos grandes devem estar cientes da necessidade de verificar os espelhos regularmente, especialmente durante mudanças de faixa ou ao realizar curvas.

A proteção dos motociclistas por parte dos motoristas de veículos grandes não apenas salva vidas, mas também contribui para um ambiente rodoviário mais seguro e harmonioso. A consciência, respeito e a adoção de práticas seguras são elementos fundamentais para a harmonia e tranquilidade nas estradas.

Lembre-se também de contratar um seguro para sua moto. Você pode contar com as seguradoras associadas ao SindsegSC para deixar seu dia a dia mais tranquilo. Não espere o pior acontecer, contate um profissional Corretor de Seguros habilitado!

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável. Congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense, e como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados. O SindsegSC representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras