Especial Dia da Mulher: Coordenadora de sinistros

A gestão de sinistros desempenha um papel vital no setor de seguros, sendo responsável por coordenar e facilitar o processo de reivindicações de clientes após eventos adversos. Nos últimos anos, houve um aumento significativo na presença feminina nesse campo, destacando o impacto e as contribuições das mulheres como coordenadoras de sinistros.

Esta profissão é encarregada por gerenciar reclamações de seguros, desde a avaliação inicial até a resolução final. Seu papel envolve investigar as circunstâncias do sinistro, avaliar danos e determinar elegibilidade para indenização de acordo com as políticas do seguro.

As coordenadoras de sinistros devem possuir uma série de habilidade e qualidade para desempenhar esta função de forma eficaz, entre elas estão: empatia; boa comunicação; facilidade para resolução de problemas; boa negociação; gerenciamento de tempo; entre outras.

As mulheres muitas vezes são elogiadas por sua capacidade de empatia e as habilidades de comunicação clara e simplificada, o que as torna extremamente adequadas para lidar com clientes em momentos de crise. Este é um dos motivos para a função ser liderada por tantas mulheres atualmente.

O aumento da presença feminina no campo de sinistros também está promovendo a liderança das mulheres dentro do mercado de seguros como um todo. À medida que mais mulheres ocupam esse cargo, outras se inspiram com as posições que podem ocupar, gerando mais igualdade dentro do mercado de trabalho.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras