Seguros Sura conquista seu melhor resultado em 2023, com vendas de R$ 1,2 bilhão

A Seguros Sura comemora o melhor resultado dos oito anos de presença no Brasil. Em 2023, as vendas da seguradora romperam a barreira do bilhão, para encerrar o ano com R$ 1,2 bilhão em prêmios. O crescimento veio com rentabilidade. O lucro líquido chegou a R$ 22 milhões, contam Daniel Betancur, vice-presidente de Clientes Canais e Acessos, e Rodrigo Fujita, diretor de Capacidades e Portfolio, em entrevista ao Sonho Seguro.

“Entramos num patamar interessante para o grupo, o que nos traz boas perspectivas para o longo prazo. Em 2024, projetamos expansão para R$ 1,5 bilhão. Nossa meta é atingir faturamento de R$ 5 bilhões em 2028”, contou Betancur. O bom desempenho é creditado, as melhorias em tecnologia, diversificação de produtos e serviços, ações que fortaleceram a parceria com os corretores de seguros, principal canal de distribuição da subsidiária brasileira do grupo segurador colombiano, que completará 80 anos em dezembro e que está presente em sete países da América Latina.

“Nos últimos três anos o grupo investiu US$ 25 milhões em tecnologia. No Brasil, boa parte do lucro será reinvestida na companhia para melhoramento dos sistemas e de talentos. O foco está ser mais eficiente, com processos simples, que levem mais autonomia para ponta, o que nos torna mais competitivos e mais próximos dos corretores de seguros”, acrescenta Fujita.

A diversificação está na pauta da seguradora para atingir o crescimento esperado no longo prazo. Cerca de 60% das vendas provêm de apólices de seguros em grupo e 40% vêm da venda de seguros para pessoas físicas, por meio do canal de afinidades. O seguro auto frota é a maior carteira da Seguros Sura, com 35% das vendas, seguido de seguro transporte e de vida em grupo.

O grupo está de mudança para um prédio de seis andares, próximo ao centro financeiro conhecido como Berrini, na zona sul de São Paulo. “A intenção é ter reunir toda a equipe da Seguros Sura num único local. Todos juntos conseguimos ampliar a conexão com as comunidades locais, assim como na Colômbia, onde o grupo tem uma fundação social muito relevante para a comunidade”, informa Betancur.

Ser uma seguradora com presença física segue na pauta. Hoje a companhia tem presença física em 35 cidades e estima agregar mais três em 2024, considerando as inaugurações de filiais em Curitiba (PR), São José dos Campos (SP) e Brasília (DF). A companhia conta com 1 mil corretores de seguros parceiros ativos e 17 assessorias.

“Estamos 100% dedicados a estreitar as relações com nossos canais de vendas. Somos uma companhia de portas abertas, que entrega produtos e serviços de qualidade para potencializar o canal do corretor com gestão de produtividade. Quanto mais o corretor crescer, mais a Seguros Sura avançará. Apostamos nesta parceira que nos trouxe ao nosso melhor resultado no Brasil”, afirmam os executivos.

Em 2023, por meio da parceria com a Estoril Ambiental, empresa especializada na gestão de resíduos recicláveis que atua no mercado há mais de 15 anos, a Sura reciclou 290 toneladas de bens destruídos recuperados de indenizações pagas. “Com esta ação, evitamos contaminações de solo, gastos e consumos desnecessários com fretes, armazenamentos e superlotações dos pátios. O descarte é realizado de maneira ecológica e de acordo com as normas e portarias estabelecidas, pela Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (N°12.305)”, comenta Ricardo Ortega, gerente de Sinistro Auto da Sura.

Segundo os executivos, outro destaque de 2023 foi conquistar mais uma vez o selo Great Place to Work® e estar no grupo das Melhores Empresas para se Trabalhar do GPTW no Brasil. O grupo emprega atualmente 350 funcionários.

Fonte: Sonho Seguro