Entidade Laço Amarelo: saiba quais categorias de habilitação cresceram entre as mulheres

Nos últimos anos, tem sido observado o aumento significativo da presença das mulheres nas estradas, refletindo uma mudança progressiva e positiva nas dinâmicas de gênero no trânsito brasileiro. Um dos indicadores mais claros desse fenômeno é o crescimento da procura por categorias de habilitação que tradicionalmente eram dominadas por homens, como a autorização para condução de carretas.

Entre os anos de 2018 e 2022, registrou-se um notável aumento de 30% na busca das mulheres pela habilitação para dirigir carretas. Esse aumento substancial evidencia não apenas uma maior participação feminina no setor de transporte rodoviário, mas também uma quebra de estereótipos de gênero e uma maior abertura de oportunidades profissionais para as mulheres.

Anteriormente, a condução de veículos de grande porte, como carretas, era predominantemente vista como uma atividade masculina. No entanto, à medida que a sociedade avança e os valores de igualdade de gênero ganham destaque, mais mulheres têm buscado ativamente ingressar nesse campo.

Esse aumento da presença feminina no transporte rodoviário traz consigo uma série de benefícios para o setor. O sexo feminino traz diferentes perspectivas e habilidades para a profissão, contribuindo também com a diversificação. Ao mesmo tempo, ainda há muitos desafios a serem superados pelo caminho.

Apesar dessa exponencial, as categorias que englobam motocicletas e automóveis não ficam muito atrás. A procura das mulheres em ocupar espaços que as foram negados por uma sociedade estruturada pelo machismo, demonstra a força e resiliência que elas possuem.

É importante lembrar que para garantir sua segurança e tranquilidade ao pilotar uma motocicleta, carro ou carreta, sugerimos contratar um seguro. As seguradoras associadas ao SindsegSC possuem diversas opções que vão de acordo com a sua necessidade. Não deixe o futuro se tornar um problema.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável. Congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense, e como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados. O SindsegSC representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras