Filme do Maio Amarelo 2024 destaca atitudes pela paz no trânsito

O que você tem feito, no seu dia a dia, para garantir um trânsito mais seguro?

Com o lema “A paz no trânsito começa por você”, o filme do Maio Amarelo 2024, que integra a campanha nacional do Observatório Nacional de Segurança Viária, mostra que cada um de nós é responsável pela paz no trânsito e que mudanças de comportamento podem reduzir os riscos de sinistros.

Com foco na percepção do pedestre, o vídeo foi gravado em ruas e avenidas da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, e deixa claro o papel de cada um de nós, pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas na construção de um trânsito mais seguro.

As cenas revelam que a intolerância no trânsito pode surgir em situações corriqueiras, mas temos como evitá-la com gentileza, educação e respeito à legislação.

Na abertura do filme, uma jovem vê na TV notícias sobre guerras e conflitos e, ao sair na rua, se depara com várias situações com potencial de conflito: motoristas impacientes diante de obras e de manobras feitas por outros condutores, motociclistas que não respeitam a faixa de pedestre, veículos em alta velocidade nas ruas.

Na sequência, como contraponto, o filme destaca atitudes positivas no trânsito, também a partir da perspectiva da jovem que caminha pelas ruas de São José dos Campos: um motociclista se protegendo adequadamente com o capacete, um ciclista ajudando um idoso, uma mãe colocando a criança na cadeirinha.

A mensagem final otimista da jovem, logo após apertar o botão de um semáforo, é de que “a paz no trânsito começa por você”.

Se cada um fizer a sua parte, a paz no trânsito será uma realidade em todas as cidades brasileiras. Com o filme do Maio Amarelo 2024, que deve ser divulgado em breve, o Observatório Nacional de Segurança Viária espera levar essa mensagem para todo o país.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento criado pelo Observatório para conscientizar todas as pessoas sobre a necessidade de tornarmos o trânsito mais seguro, reduzindo o número de mortos e feridos. O movimento já tem registrado ações em outros países e continentes e em 2024 terá a adesão oficial de muitos outros.

A campanha de 2024

Em muitos casos, rotinas simples, como atravessar uma faixa de pedestre não semaforizada ou estacionar um veículo em uma via movimentada, se transformam em um grande desafio, principalmente se os condutores não estiverem atentos. Mas atitudes positivas podem transformar o ambiente e preservar a vida.

A campanha de 2024 enfatiza, além disso, que o Poder Público também tem seu papel e que os cuidados com as vias e com a fiscalização são importantes para evitar sinistros e reduzir as lesões e mortes.

Fonte: Portal ONSV