Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas: cuidando do planeta

No dia 16 de março, celebramos o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, uma data crucial para refletirmos sobre o estado do nosso planeta e a importância de cuidarmos dele para as próximas gerações.

A conscientização sobre essas mudanças é fundamental para mobilizar ações individuais e coletivas em prol da preservação do meio ambiente. Compreender os impactos das atividades humanas no clima global é o primeiro passo para adotar medidas sustentáveis e mitigar os efeitos negativos.

As emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e óxido nitroso (N2O), provenientes de atividades industriais e queima de combustíveis fósseis são grandes impulsionadores das mudanças climáticas. Esses gases retêm calos na atmosfera, causando o aumento da temperatura global, o que acaba resultando em fenômenos climáticos extremos, que tanto têm virado pauta em todo o mundo nos últimos anos.

A agricultura intensiva, caracterizada pelo uso excessivo de fertilizantes químicos e práticas agrícolas não sustentáveis, também é um forte impulsionador e contribui para as emissões de gases de efeito estufa, especialmente o óxido nitroso e metano (CH4). Além disso, o desmatamento para expansão agrícola aumenta a pressão sobre os ecossistemas naturais, exacerbando as mudanças climáticas.

Neste Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, precisamos lembrar da urgência em agir diante dos desafios ambientais que enfrentamos. Cuidar do nosso planeta é uma responsabilidade de todos, e cada ação individual conta para preservar a saúde do nosso ecossistema e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.

Ao adotarmos práticas sustentáveis em nosso cotidiano e apoiarmos as políticas e iniciativas ambientais, podemos fazer a diferença na luta contra as mudanças climáticas e contra esse estrago qual o planeta está sendo fadado.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras