Você sabia que a declaração dos títulos de capitalização no Imposto de Renda é obrigatória?

  1. Existe um campo dedicado para os títulos na hora de declarar, basta acessar a aba "Bens e direitos" e escolher "Outros bens e direitos". Depois é só informar os dados com o nome e o CNPJ da instituição que o título foi adquirido.
  2. O contribuinte precisa informar os valores investidos e os rendimentos obtidos durante o período em que o título foi mantido. Caso o título tenha sido resgatado no ano anterior, é preciso informar o valor recebido no campo "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva".
  3. Se o título de capitalização tiver sido sorteado, o valor líquido do prêmio deve ser informado no mesmo campo do caso de resgate. Vale lembrar que a própria empresa que emitiu o título de capitalização fornecerá um informe de rendimentos com as informações necessárias para declarar seu IR, portanto, caso eles não enviem, solicite o informe à instituição que você adquiriu o título.
  4. E, por fim, é só ficar atento às datas. O período para a declaração deste ano vai do dia 15 de março a 31 de maio.
  5. Vale lembrar que, estão obrigados a fazer a declaração do imposto de renda, somente os contribuintes que tiveram rendimentos superior a R$ 30.639,90

Fonte: CNseg