Jovens de 25 a 34 anos contrataram mais seguro de vida em 2023

O seguro de vida tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Um levantamento realizado em Janeiro pela Azos, insurtech que desenvolve soluções para o seguro de vida individual, indicou que o perfil dos segurados dessa categoria tem mudado, atraindo pessoas cada vez mais jovens. No intervalo entre 2022 e 2023, a empresa de seguros registrou um aumento de 5% nas contratações de seguro de vida, para pessoas com idades entre 25 e 34 anos. Na insurtech, 40% dos segurados estão na faixa de 35 e 44 anos, 26% entre 24 a 34 anos e 20% entre 45 e 54 anos.

“A Azos oferece uma jornada de contratação simples e rápida, com objetivo de deixar o seguro menos burocrático, onde o segurado e corretores podem realizar a contratação em menos de 5 minutos. Acreditamos que contratar o seguro sem a necessidade de enviar nenhum tipo de exame médico, documentos e nossos preços competitivos são os principais atrativos para as gerações millenials e Z, hoje, na faixa dos 20 aos 40 anos, o que justifica nosso crescimento nessas gerações, aponta Bernardo Ribeiro, CMO da Azos. Ainda sobre o perfil dos clientes, a empresa identificou que o gênero masculino lidera as contratações, representando 57% da carteira. Apesar disso, a empresa afirma que a base composta pelo público feminino, os outros 43%, cresce cada vez mais. A expectativa é de que essa divisão fique cada vez mais equilibrada.

A geração mais jovem está atenta aos preços competitivos e às novidades oferecidas no mercado. Após triplicar o volume de vendas em 2023 quando comparado com 2022, além do tradicional seguro de vida para caso de falta - que está presente em 83% das apólices da companhia - as coberturas mais buscadas foram Invalidez Total por Acidente, com 74% de participação, Doenças Graves, 61%, e Diária por Internação Hospitalar, 34%.

Segundo o executivo, as coberturas que trazem algum diferencial, como as para uso em vida, têm conquistado cada vez mais o interesse dos clientes. “Antes se pensava muito que só precisava de seguro quem tivesse filho ou dependentes financeiros. Agora, esses jovens já entendem que ele mesmo é seu dependente financeiro e precisa se proteger. Vemos que as gerações mais novas, ligadas às tendências, estão mais conscientes sobre o cuidado com a saúde física e financeira. Esse é um comportamento que tende a favorecer a comercialização das proteções que fogem do tradicional seguro de vida em caso de morte”, disse Bernardo.

A agilidade nos processos e a disponibilidade digital também é outra mudança que têm atraído os mais jovens, que se aproveitam dos recursos para aprimorar suas buscas e compararem os melhores custos.

“A possibilidade de contratação independente das coberturas e a análise detalhada da Inteligência Artificial, acaba oferecendo ao cliente preços atrativos. Estimamos que cerca de 33% de nossos clientes recebem até R$10 mil e 40% entre 15 e 20 mil reais. Essas são rendas que, até pouco tempo, não priorizava a contratação de uma cobertura de seguro de vida individual, principalmente quando essas pessoas já tinham a proteção do seguro de vida coletivo”, pontua Ribeiro. Na Azos, o uso da Inteligência Artificial é aplicado durante o processo de contratação para analisar detalhadamente todos os riscos do segurado com mais precisão e agilidade, para facilitar a contratação e oferecer a melhor experiência possível para nossos clientes.

Desde a pandemia, o mercado tem sinalizado o aumento da procura pelo seguro de vida e outras coberturas de uso em vida, para garantir a saúde financeira familiar em períodos de instabilidade inesperada, como ocorreu na época. Informações disponibilizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), em dezembro do ano passado, indicam que a arrecadação em seguro de vida individual cresceu mais de 20% em 2023, em comparação com o ano de 2022, de acordo com a SUSEP. Sobre as proteções para uso em vida, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) registrou o aumento dos prêmios, entre janeiro e novembro de 2023 versus o mesmo período de 2022. Segundo a Fenaprevi, o seguro para doenças graves teve um aumento de 11,2%, enquanto a opção para acidentes pessoais o crescimento ficou em torno de 7,2%.

Fonte: Azos | Seguro Catarinense