A importância crucial da água e o papel do setor de Seguros na transição climática

• Em fevereiro de 2024, um marco importante foi alcançado na luta contra as mudanças climáticas com a publicação do relatório "Construindo Seguros para a Transição Climática"
  • Realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) em colaboração com a Iniciativa Financeira das Nações Unidas (UNEP FI) e a assistência técnica da consultoria ERM NINT, o estudo envolveu a participação ativa de 21 empresas de seguros
  • Durante 15 meses de trabalho meticuloso, foi desenvolvida uma metodologia robusta para identificar, avaliar e quantificar os principais riscos climáticos no Brasil, com destaque para o "estresse hídrico"
  • Este risco crônico, resultado da competição por recursos hídricos, aponta para uma realidade alarmante: a insegurança hídrica está se tornando cada vez mais uma preocupação global

Dia Mundial da Água: reflexão e ação

Desde 1993, o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, serve como um lembrete anual sobre a grande importância da água para a sobrevivência humana e a saúde do planeta.

O tema de 2024, "Água para a Paz", destaca a crescente tensão em torno dos recursos hídricos, enfatizando a necessidade de ações conjuntas para garantir a gestão sustentável da água e promover a paz.

Conheça a Declaração Universal dos Direitos da Água

A "Declaração Universal dos Direitos da Água" da ONU, com seus 10 princípios, reitera o valor inestimável da água e a necessidade de sua preservação. Desde reconhecer a água como parte do patrimônio do planeta até entender sua importância econômica, a Declaração é um apelo à ação para garantir que futuras gerações também possam desfrutar deste recurso indispensável.

Rumo a um futuro sustentável

O relatório e as ações da CNseg, em parceria com a UNEP FI e outras organizações, representam passos significativos em direção a um futuro mais sustentável. Eles nos lembram da necessidade premente de abordar os desafios climáticos com soluções inovadoras e colaborativas. Com a água no centro dessa transição, é essencial que continuemos a promover uma gestão responsável dos recursos hídricos para garantir um planeta saudável para as gerações futuras.

Fonte: CNseg