Seguro Fiança Locatícia garante vantagens para inquilinos e proprietários
Alugar um imóvel não é uma tarefa simples. São diversos detalhes que devem ser considerados como: localização, metragem, documentação, além da decisão entre as opções de garantia locatícia – recurso para promover segurança ao proprietário que garante que o inquilino arcará com suas responsabilidades financeiras, exigidas na maior parte dos contratos. Outra preocupação é a alta nos preços que vem subindo desde 2022. Em 2023, os aluguéis residenciais ficaram, em média, 16,16% mais caros, segundo dados do Índice FipeZAP, O resultado ficou ligeiramente abaixo do registrado no ano anterior, quando o avanço foi de 16,55% — o maior em 11 anos.
Garantindo praticidade e segurança para o inquilino, e tranquilidade para o locatário, as modalidades de garantia locatícia oferecidas pelo mercado de seguros vêm conquistando espaço nos contratos de aluguel. “O serviço elimina a figura do fiador e funciona como uma caução. Com isso, envolve a simplificação do processo de locação, reduzindo a burocracia e o eventual constrangimento de precisar buscar por um fiador entre familiares ou amigos, , nem compromete suas reservas com o depósito caução”, comenta Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás.
Na Corretora de Seguros Bancorbrás, o Seguro Fiança Locatícia oferece vantagens para inquilino e proprietário com as coberturas de pagamento do aluguel, multa moratória, taxas de condomínio e IPTU, danos ao imóvel, pinturas internas e externas e a garantia da multa de rescisão. “Rápido e sem burocracia, o produto também fornece serviços de emergência gratuitos para a manutenção da residência, como: chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, conserto de eletrodomésticos entre outros, apresentando benefícios para ambas as partes”, aponta Alessandra.
Dados do mercado
O seguro fiança funciona de acordo com a circular 671/22 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a modalidade vem conquistando espaço ano a ano. De acordo com a Susep, a arrecadação no segmento cresceu 17,2% em 2023 e passou de cerca de R$ 1 bilhão em 2022 para R$ 1,39 bilhões em 2023. Na Corretora de Seguros Bancorbrás, o crescimento neste segmento foi de 59,93% em 2023.
Fonte: Revista Cobertura