Entidade Laço Amarelo: como reduzir velocidades na cidade

As esquinas são pontos críticos nas vias urbanas, onde ocorrem diversas interações entre pedestres, ciclistas e veículos motorizados. No entanto, muitas dessas interações podem se tornar perigosas, especialmente durante as conversões de veículos, devido às altas velocidades mantidas pelos condutores.

Para mitigar esse problema e promover uma condução mais segura, propõe-se a redução dos raios das esquinas de 10 para 5 metros, uma medida com eficácia comprovada por estudos e que deve ser levada em consideração pelos engenheiros de tráfego na reestruturação das vias.

A redução dos raios das esquinas impactaria positivamente no trânsito e na redução das velocidades médias, e isso se deve ao fato de que raios menores obrigam os condutores a realizar curvas mais fechadas, o que naturalmente induz à desaceleração dos veículos. Como resultado, reduzindo o risco de acidentes e aumentando a segurança de todos os usuários da via.

Também é importante reconhecer que a redução dos raios das esquinas pode gerar preocupações relacionadas ao conforto e à fluidez do tráfego. Porém, os impactos negativos são geralmente mínimos e podem ser mitigados através de um planejamento cuidadoso.

Em resumo, a redução dos raios das esquinas emerge como uma medida eficaz na promoção da segurança viária. Comprovadamente capaz de reduzir as velocidades médias durante as conversões de veículos, essa medida contribui para a prevenção de acidentes e para a criação de um ambiente viário mais seguro e acessível para todos.

Aos moradores das grandes cidades que diariamente passam por situações perigosas devido às altas velocidades dos motoristas nas conversões, é ressaltada a importância da contratação de um seguro. Dessa forma, gerando mais tranquilidade para o dia a dia. As Seguradoras Associadas ao SindsegSC possuem diversas opções que suprem as necessidades da sua vida. Contate um corretor de seguros habilitado, e veja o que há de melhor para sua segurança e proteção.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável. Congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense, e como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados. O SindsegSC representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras