Estoque de recursos de decisões condenatórias da Susep deve ser zerado até junho, diz presidente do CRSNSP

Responsável pelo julgamento dos recursos das decisões condenatórias impostas pela Susep em processos administrativos sancionadores, o Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização (CRSNSP) deve zerar estoque de processos ainda no primeiro semestre deste ano, afirma sua presidente, Adriana Teixeira de Toledo, que está também à frente do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN).

Mensalmente, os processos são distribuídos pelo Sistema SEI/JULGAR. De acordo com a dirigente do CRSNSP, o conselheiro estuda, prepara o relatório e, em seguida, inclui na pauta da sessão realizada toda última semana do mês. O Conselho julga os casos na reunião destinada a este procedimento, depois que advogados e representante da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) se manifestam.

Adriana explica que, a partir de 2021, ano em que assumiu o CRSFN e o CRSNSP, a adoção de medidas foi fundamental para o desempenho do Conselho. A presidente lista o estabelecimento de metas, edição de súmulas, otimização do planejamento e execução das sessões de julgamento e a intensificação dos debates com órgãos de primeira instância, ações que, segundo ela, ajudam a reduzir significativamente o estoque de processos a julgar.

Para se ter uma ideia de como essas medidas são tidas como notáveis para a produtividade do CRSNSP, entre 2021 e março de 2024, o volume de processos saiu de 1.154 para 106, um declínio de 91% (confira abaixo o gráfico). A expectativa para este 1º semestre é de zerar o estoque, para, assim, novas ações serem julgadas em até 180 dias.

Fonte: CQCS | Adriane Sacramento