Entidade Laço Amarelo: excesso de velocidade

Respeitar os limites de velocidade estabelecidos nas vias é uma das medidas mais eficazes para garantir a segurança de todos os usuários da estrada, especialmente dos pedestres. Estudos mostram que o risco de morte de um pedestre está diretamente relacionado à velocidade de impacto com o veículo, destacando a necessidade de dirigir dentro dos limites de velocidade.

Quando um veículo está em uma velocidade superior à permitida, o tempo de reação do motorista é reduzido e a distância necessária para frear e evitar uma colisão aumenta significativamente. Isso se traduz em um aumento do risco de acidentes, especialmente em áreas urbanas, onde a presença de pedestres é constante.

Um dos aspectos mais preocupantes em relação ao excesso de velocidade é o impacto que ele tem na gravidade dos acidentes envolvendo pedestres. Estudos demonstram que, à medida que a velocidade do veículo aumenta, também aumenta a probabilidade de um pedestre sofrer lesões graves ou fatais em caso de atropelamento.

Diante dessas evidências, torna-se claro que respeitar os limites de velocidade é essencial para proteger a vida dos pedestres e promover um ambiente viário mais seguro e inclusivo. Além disso, o cumprimento dos limites de velocidade também contribui para reduzir o risco de acidentes entre veículos e para melhorar a fluidez do trânsito.

No entanto, é importante reconhecer que simplesmente estabelecer limites de velocidade não é suficiente. É fundamental também educar os motoristas sobre os perigos do excesso de velocidade e implementar medidas de fiscalização eficazes para garantir o cumprimento desses limites.

Dirigir dentro do limite de velocidade não é apenas uma questão de cumprir as leis de trânsito, mas sim uma questão de responsabilidade e respeito pela vida humana. A paz no transito começa por você!

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável. Congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense, e como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados. O SindsegSC representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras