Ocorrência de trânsito com atropelamento de pedestres cresce 14% em Joinville/SC

O Balanço Geral Joinville, da NDTV Record Santa Catarina, afiliada à Record, alertou para o aumento significativo de sinistros de trânsito envolvendo pedestres, resultando em um número crescente de internações hospitalares. Essa tendência alarmante requer medidas urgentes para garantir a segurança viária na cidade. O mestre em Administração Pública e Observador Certificado, Júlio Ramos, foi consultado pela reportagem para falar sobre os cuidados que pedestres e condutores devem ter no trânsito.

Conforme apurado pela reportagem, os dados do Ministério da Saúde revelam que em todo o país aumentou o número de pessoas internadas devido aos atropelamentos de trânsito. Ainda conforme levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o terceiro país no mundo com o maior número de mortes no trânsito. Ciclistas, motociclistas e pedestres são os mais vulneráveis.

Segundo o Observador Certificado Júlio Ramos é preciso que pedestres e condutores desenvolvam percepção de risco para identificarem as situações mais perigosas no trânsito, mas também é preciso que tenham sempre muita atenção em seus deslocamentos diários.

“Principalmente no uso de smartphones, a gente tem observado que tem sido o principal problema para tirar a atenção no trânsito. Essa questão da atenção é extremamente importante para todos os participantes da via”, alertou.

Com base nos dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram mais de 49.345 internações e atendimentos ambulatoriais relacionados a atropelamentos em todo o país. Em 2022, foram cerca de 42.939, aumento de 15%. Em Joinville, foram registrados 278 atropelamentos em 2023 e em 2022, 244, aumento de 14%, conforme dados do Corpo de Bombeiros Voluntários.

O Observador Certificado Júlio Ramos ainda frisou para a necessidade de investir e trabalhar a educação para o trânsito com crianças e adolescentes. “Tem que trabalhar na base, em casa e na escola, ela tem que ter educação para o trânsito, ela tem que ter essa formação no crescimento intelectual na vida”, reforçou.

Assista à reportagem completa: