Entidade Laço Amarelo: riscos da alta velocidade

Nas estradas, a velocidade é um fator determinante para a segurança. Entretanto, muitas vezes, a pressa e a falta de conscientização podem levar os condutores a excederem os limites de velocidade estabelecidos, colocando em risco não só suas próprias vidas, mas também a vida de outros usuários da via.

Um estudo revelou que o risco de óbito em um acidente de trânsito aumenta exponencialmente com a velocidade do veículo. A uma velocidade de 60 km/h, por exemplo, o risco de óbito para um pedestre atropelado é superior a 90%. Esse número ilustra a brutalidade dos acidentes em alta velocidade.

Em contrapartida, quando a velocidade do veículo é reduzida para cerca de 40 km/h, o risco de óbito em caso de atropelamento diminui para aproximadamente 30%. Esse dado enfatiza a importância de limitar as velocidades em locais de grande circulação de pedestres.

Reduzir a velocidade não apenas aumenta as chances de sobrevivência em caso de acidente, mas também proporciona maior tempo de reação para os condutores. Além do risco aumentado de óbito, altas velocidades também contribuem para a gravidade dos ferimentos em caso de acidente.

É importante ressaltar que a segurança viária não é apenas uma responsabilidade dos condutores e pedestres, mas também das autoridades responsáveis pelo planejamento e gestão das vias. Medidas como a implementação de limites de velocidade adequados, a instalação de sinalização eficaz e a criação de infraestrutura viária segura desempenham um papel fundamental na promoção de um ambiente viário mais seguro e inclusivo.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável. Congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense, e como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados. O SindsegSC representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras