Direto do Distrito Federal, um panorama do mercado segurador durante o mês de maio

Gestores públicos nacionais e regionais se reúnem para aprimorar uso do Seguro Garantia

Com o objetivo de ajudar os gestores públicos a melhor gerir o portifólio de obras de infraestrutura, a CNseg realizou, no fim de abril, em Curitiba (PR), um encontro com executivos de entidades públicas, nacionais e regionais, para debater a importância do Seguro Garantia para conclusão e entrega de Obras Públicas.

Durante o encontro, realizado na sede da Junto Seguros, executivos da Confederação apresentaram um panorama geral do setor segurador assim como casos práticos de editais públicos onde o seguro garantia atua. Participaram do evento representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil (SEPPI), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Secretaria de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul (SEPAR/RS).

Câmara Temática para modernização do sistema agropecuário brasileiro tem atuação da Confederação

A CNseg vai atuar como uma das 46 entidades que vão compor a recém-criada Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio (CNPA). A iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) propõe o fortalecimento do setor agropecuário em todo o país, e deve aprimorar os mecanismos de financiamento privado, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor rural.

O diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago, destacou sobre a importância de incluir representantes de diversos setores do país para debater a modernização desses instrumentos financeiros. Para ele, a iniciativa é “um passo importante, também, para a construção de políticas públicas eficientes para o agronegócio brasileiro, promovendo a segurança e o desenvolvimento sustentável do setor”.

Novos seguros contra catástrofes climáticas

O programa especial Salão Verde, realizado pela Rádio Câmara, apresentou a importância de iniciativas de novos produtos de seguros diante das frequentes catástrofes climáticas. O Seguro Social de Catástrofe, apresentado pela CNseg em audiência pública na casa legislativa, por exemplo, foi o principal destaque.

Na edição do programa, que pode ser acessado aqui, temos o ponto de vista das ações do setor para mitigação de riscos climáticos apontados pelo presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Dyogo Oliveira, pelos deputados federais Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Leo Prates (PDT-BA), além de outros representantes que pesquisam e analisam o tema.

CNseg integra Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) integrou oficialmente ao Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. Esta é uma iniciativa da frente de juventudes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O projeto visa a construção de políticas públicas para promoção de oportunidades de emprego e formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade. As superintendentes de Relacionamento com o Poder Executivo e de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Laíne Meira e Luciana Dall’Agnol, respectivamente, integram o colegiado.

CCJ da Câmara aprova mudança de alocação da subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, no início do mês, uma proposta que determina que as despesas com a subvenção econômica ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) serão alocadas no orçamento das Operações Oficiais de Crédito (OOC), vinculado à Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente, essas despesas estão consignadas no orçamento do Ministério da Agricultura.

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural é um auxílio financeiro fornecido pelo governo que permite ao produtor segurar sua produção com custo reduzido. A proposta altera a Lei 10.823/03. O projeto foi analisado em caráter conclusivo e poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Fonte: Notícias do Seguro